EM PIRACICABA (SP) 23 DE MARÇO DE 2021

“Hoje temos orgulho de falar da nossa cidade”, declara Roberto Morais

Deputado estadual participou de live do Parlamento Aberto e falou sobre a transformação da Aglomeração Urbana de Piracicaba em Região Metropolitana




Toque na imagem para aumentar

Live foi transmitida no Instagram do Parlamento Aberto





Durante live do programa Parlamento Aberto, na tarde desta terça-feira (23), o deputado estadual piracicabano, Roberto Morais (Cidadania), falou de sua “luta titânica” para transformar Piracicaba em Região Metropolitana. Na vida pública desde 1992, Morais relatou que “doía em seu coração” quando escutava que Piracicaba era “quintal de Campinas”, pois os piracicabanos precisavam se deslocar até lá para obter serviços públicos, como tirar passaporte.

Ao ser eleito deputado estadual em 1998, Roberto Morais começou a trabalhar para que Piracicaba não fosse região metropolitana de Campinas. Ele conseguiu transformar Piracicaba um Aglomerado Urbano com 23 cidades, no entanto, seu sonho era a Região Metropolitana. “Eu tenho minha consciência tranquila de colocar nossa cidade que está no centro do estado, a 160 km da capital, com todas as rodovias duplicadas. Hoje Piracicaba é um polo, temos a Esalq, o XV de Piracicaba, o Rio Piracicaba, o Parque Tecnológico, o Parque Automobilístico”, disse o deputado. Ele também destacou que quase todo o mecanismo do estado pertence a Piracicaba, e deu o exemplo da presença do Comando de Policiamento do Interior 9 (CPI-9), do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter-9) e da Polícia Federal.

Uma audiência pública está marcada para o dia 17 de abril (sábado), na Câmara de Vereadores, e fará parte de mais uma etapa do processo de criação da região metropolitana de Piracicaba. A região será formada por 25 cidades, as 23 do aglomerado urbano mais Pirassununga e Santa Cruz da Conceição. Na live, Roberto Morais detalhou as 23 cidades que compõem o aglomerado urbano: Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Laranjal Paulista, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.

“Essa região metropolitana é maior que muitos países da Europa” disse Roberto Morais. Segundo o vereador, a região metropolitana de Piracicaba tem 1,5 milhão de habitantes, o que representa 3,30% da população paulista, tem o PIB de 76,80 bilhões e renda per capta de 44 reais. “Hoje nós temos orgulho de falar da nossa cidade”, declarou.

O deputado anunciou que irá discutir o planejamento dessa “macro metrópole paulista” e os temas meio ambiente, transporte, segurança, saúde, habitação, educação e desenvolvimento econômico. “Teremos câmaras de debate, teremos recursos da união, do estado e do município, a gente vai ter muito mais força para representar essas cidades”, afirmou.

FIBROSE CÍSTICA – Roberto Morais é autor da Lei 11.250, promulgada no dia 4 de novembro de 2002. A lei garante o fornecimento gratuito de medicamentos e complementos alimentares aos portadores da fibrose cística, doença hereditária e incurável, não contagiosa e que pode manifestar-se desde o nascimento. Morais destaca que após a aprovação da lei, 800 famílias recebem gratuitamente o coquetel de medicamentos que pode custar até 40 mil reais. “Esse foi o meu maior ganho na vida política”, declarou.

ACESSE O CONTEÚDO

As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto. As entrevistas também podem ser conferidas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, cadastre-se na lista de transmissão do WhatsApp neste link.

Parlamento Aberto

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas