EM PIRACICABA (SP) 06 DE DEZEMBRO DE 2019

Homenagens enaltecem a atuação do advogado criminalista

Nesta sexta-feira (6), Rodrigo Godoy recebeu Título de Cidadão Piracicabano e Willey Sucasas tornou-se Piracicabanus Praeclarus




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499






No primeiro discurso como cidadão piracicabano, Rodrigo Corrêa Godoy, natural de Guarulhos, explicou, de forma didática, o papel da profissão que exerce. “O advogado criminalista é a última, se não a única, trincheira entre o aparato repressivo do Estado e o cidadão; ele é o único escudo de proteção, é aquele que vai levantar a voz quando ocorrer algum abuso”, disse. 

Godoy recebeu, na noite desta sexta-feira (6), no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, da Câmara de Vereadores de Piracicaba, o Título de Cidadão Piracicabano, iniciativa do vereador Paulo Campos (PSD). Na mesma noite, o também advogado criminalista Willey Lopes Sucasas tornou-se Piracicabanus Praeclarus, oferecido pelo vereador Laércio Trevisan Jr. (PL). 

A solenidade festiva também se revestiu de uma defesa pública da atividade exercidas pelos advogados, especialistas na área criminal.

“A sociedade precisa saber que, mesmo para que uma condenação seja legitimada, é preciso que existam advogados no processo zelando e observando as garantias do réu”, acrescentou Godoy. Ele enfatizou que, embora a sociedade anseie legitimamente por segurança, a História ensina dos problemas causados por condenações sem a observação do direito de defesa. “Nós sabemos o quanto é perigoso que isso ocorra”, enfatizou. 

Na mesma linha de defesa da atuação, Sucasas lembrou do papel social da profissão. “Quantos e quantos humildes, desvalidos e pobres, ‘marginais de nascença’, não porque são criminosos, mas porque sempre estão a margem de tudo, não tiveram uma chance na vida, e quem está ao lado destas pessoas é um advogado criminalista, garantindo seu direito”, disse. 

O advogado enalteceu, ainda, a busca pela dignidade que é exercida a partir da atuação do criminalista. “Às vezes, nem mesmo a família está ao lado deste indivíduo em um júri, que, muitas vezes, clama para encaminhá-lo para o que é verdadeira uma ‘UTI de almas’, que se chama cadeia, que não serve para nada e que hoje, estranhamente, o povo clama e pede cárcere, mas se esquecem que a ciranda da vida pode leva-las ao infortúnio”, defendeu. 

“Muitas vezes, as pessoas confundem o advogado criminalista como defensor de bandido, como defensor de quem faz coisa errada, e não é isso, o que estes profissionais demonstram é que eles trabalham para garantir direitos constitucionais daqueles que batem às suas portas”, disse Jefferson Goularte, presidente da 8ª Subsecção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). 

O professor José de Medeiros enfatizou a atuação dos homenageados da noite. “Tenho a capacidade que Deus me deu de reconhecer a qualidade do ser humano. Estamos diante de dois lutadores pelo Direito, profissionais éticos, que são referência na nossa classe. Vocês nem imaginam a satisfação que eu tenho de ter tido a oportunidade de ter trabalhado com vocês”, disse. 

Laércio Trevisan Jr. (PL) classificou os advogados como “defensores da classe” dos advogados. “Parabenizo vocês pelo excelente trabalho desenvolvido na área jurídica, é um orgulho que atuem na cidade de Piracicaba”, disse. 

Bastante emocionado, Paulo Campos (PSD) definiu como uma honra em ter a oportunidade de poder homenageá-los. “São pessoas a quem nutro um respeito demasiado. Por isso, vale ressaltar que as proposituras foram aprovadas na Casa por unanimidade. Eu me sinto honrado em poder, junto com o Trevisan, outorgar essa tão importante homenagem”, destacou. 

A solenidade foi acompanhada por familiares e amigos, e contou, ainda, com a participação do diretor jurídico da OAB, Marcelo Costa de Souza.

Laércio Trevisan Jr Paulo Campos Homenagem

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas