EM PIRACICABA (SP) 15 DE AGOSTO DE 2019

IHGP é reverenciado em sessão magna pela comemoração dos 52 anos

O vereador Pedro Kawai representou a Câmara de Piracicaba, em solenidade de reconhecimento deste importante centro de documentação e memória do município




Toque na imagem para aumentar

IHGP é reverenciado em sessão magna pela comemoração dos 52 anos

Crédito: Assessoria parlamentar


"O IHGP é a referência do conhecimento do nosso passado e tradição. Fiquei honrado em poder participar desta importante data de nossa história e do Instituto". Com estas palavras, o vereador Pedro Kawai (PSDB) sintetizou os momentos de enlevo,de satisfação, em participar da sessão magna comemorativa aos 52 anos do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), ocorrida na última terça-feira (13), às 20h00, nas dependências do Teatro Municipal Erotides de Campos, no Engenho Central. 

A presidente do IHGP, Valdiza Maria Capranico abriu oficialmente a solenidade, reiterando a importância do evento e o significado que o Instituto tem na história de Piracicaba. Na sequência, o fisioterapêuta e fotógrafo, Helder Prado ministrou palestra com a temática: "Em minha cidade passa um Rio... o Piracicaba", que destaca um dos principais ícones da cidade.

Autoridades, personalidades e representantes de entidades foram homenageadas na solenidade, a exemplo de Rosangela Camolese (Medalha Prudente de Moraes), José Coral (Hospital dos Fornecedores de Cana - 50 anos), Jairo Meireles de Matos (Rádio Educadora de Piracicaba - 52 anos), Oswaldo Novelo (Banda União Operária - 118 anos), Aparecida Rosana Bueno de Godoy Oriani (Biblioteca Municipal - 80 anos), Antonio Carlos Giuliani e Carlos Chitolina (Escola de Engenharia de Piracicaba - 50 anos). 

A Orquestra Educacional de Piracicaba garantiu a parte cultural da solenidade, na execução dos hinos, nacional e de Piracicaba,  além da ópera La Traviata, valsa, trilha sonora do Cinema Paradiso, poema sinfônico Finlândia, trilha sonora de Guerra nas Estrelas e Quadros de uma Exposição, remetendo à obra do compositor russo Mussorgsky (1839-1881). 

O IHGP foi fundado em 1º de agosto de 1967, por iniciativa de um grupo de historiadores e pesquisadores, com a atribuição de acolher, organizar, preservar e disponibilizar ao público todos os documentos relacionados à história e geografia da cidade. 

O Instituto acumulou com o passar do tempo um considerável acervo de documentos, fotos e publicações de Piracicaba e do Brasil, tornando-se o principal centro de preservação da memória da cidade e importante fonte de pesquisa para estudantes, acadêmicos, jornalistas e historiadores. 

Legislativo Pedro Kawai

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas