EM PIRACICABA (SP) 28 DE FEVEREIRO DE 2020

Imóvel abandonado no Engenho Central gera preocupação

Dante Oliveira solicitou apoio da Câmara durante uso da Tribuna Popular




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




Ao fazer uso da Tribuna Popular pela primeira vez, durante a 7ª reunião ordinária, realizada nesta quinta-feira (27), o munícipe Dante Roberto Oliveira, que abordou o tema infraestrutura urbana, segurança pública, sistema de educação e preservação do meio ambiente, iniciou sua fala citando em alemão uma frase do jurista Rudolf von Ihering, em que diz que "a paz não é ausência da guerra, mas a presença de justiça".

Em seguida falou de sua indignação com o poder público, devido a problemas que vêm ocorrendo nos bairros Terras do Engenho e Nova Piracicaba e no Engenho Central, que ele considera o pulmão de Piracicaba.

Durante sua fala ele mostrou fotos da avenida Sérgio Caldario, que dá acesso ao Engenho, "que se encontra em total estado de abandono" e a grande quantidade materiais descartados no local, como resíduos químicos, biológicos e matérias recicláveis. Segundo o orador, ali ocorre tráfico de drogas e cenas de sexo explícito 24 horas do dia.

Segundo Dante Oliveira, sua grande preocupação é o estado de abondando de imóvel tombado pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba), localizado nas dependências do Engenho Central, que está sendo habitado por moradores de rua e usuários de drogas.

“Nessa noite, venho aqui pedir o apoio de vocês, para que agreguem ao nosso movimento, porque não é possível que o Engenho Central, um ponto turístico, possa ficar abandonado”, disse Dante, que pediu ajuda dos parlamentares e da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Dante contou que soube, em reunião com José Otávio Machado Menten, secretário Municipal de Defesa do Meio Ambiente, da existência de um projeto para transformar o Engenho Central em um jardim botânico, e que para isso será necessária uma verba de R$ 2 milhões.

Ele comentou que o canteiro central da avenida Sérgio Caldario será cimentado por particulares e que procurou diversos órgãos, mas nenhum teve solução para a situação, passando sempre o problema para outro, e que já solicitou o recape, revitalização e iluminação na via.

O orador também falou da reunião com a Associação de Moradores do Terra de Piracicaba, que contou com a participação de representantes dos moradores da Nova Piracicaba e, de forma irônica, disse que o verdadeiro carnaval é na região.

.

Tribuna Popular

Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas