EM PIRACICABA (SP) 02 DE DEZEMBRO DE 2019

Infecções sexuais: Câmara reforça importância de campanhas preventivas

Corte de fita descerrando pano vermelho em frente ao prédio principal da Câmara e acendimento de vela em memória às vítimas de ISTs e HIV/Aids foram realizados hoje (2)




Toque na imagem para aumentar

Infecções sexuais: Câmara reforça importância de campanhas preventivas

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


O vereador Pedro Kawai (PSDB), no requerimento 111/2019 e decreto legislativo 25/2015, em iniciativas de sua autoria, garante a continuidade do pioneirismo de Piracicaba na demarcação do "Dezembro Vermelho", medidante parceiras com organizações civis e o poder público ao destacar a importância em campanhas preventivas sobre o universo das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e HIV/Aids, que anualmente causam a morte de mais de um milhão de pessoas no mundo. 

Em ato solene, na entrada do prédio principal da Câmara, rua Alferes José Caetano, 834, às 10h00 nesta segunda-feira (2), sob a coordenação de Pedro kawai foi realizado o corte simbólico da fita que marca o descerramento de pano vermelho, além do acendimento de vela em memória às vítimas de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e HIV/Aids.

O evento também contou com a participação dos principais parceiros, a exemplo do Caphiv (Centro de Apoio HIV/Aids e Hepatites Virais), Cedic (Centro de Doenças Infecto Contagiosas), da Secretaria Municipal de Saúde. Além de Agentes Comunitários de Saúde e integrantes do Grupo Desbravadores, da Igreja Adventista do Sétimo Dia. 

A realização do "Dezembro Vermelho" em Piracicaba teve início no sábado, dia 30 de novembro, nos terminais de ônibus, sendo que nesta segunda-feira (2) foi realizada caminhada com início às 9 horas, saindo do Mercado Municipal e, passagem pela Câmara, às 10 horas, em ato solene, chegando à praça José Bonifácio, onde o Caphiv disponibiliza testes gratuítos de HIV e, entidades prestam orientações de saúde e alimentação saudável. 

Entre os dias 2 e 7 de dezembro, o Caphiv seguirá com a testagem rápida de sífilis e HIV em todas as unidades de atenção básica do município. Também está previsto para o dia 11, interação com profissionais da educação e especialistas do Cedic. 

O ato na Câmara também contou com a participação de alunos das escolas estaduais: Prudente de Morais, Manassés Ephrain Pereira e Mellita Lobenwin Brasiliense. Além da representação local da diretoria estadual de Ensino. 

O presidente do Caphiv, Paulo Soares destacou a importância da campanha, com foco nos jovens e idosos. Além de comentar sobre fato observado no decorrer da caminhada, quando pessoas idosas e jovens se recusavam a receber o preservativo. "Este é o melhor método de prevenção, mesmo estando com outras prevenções combinadas, onde o preservivo continua sendo o único modo seguro", disse. 

Paulo Soares disse que os casos de doenças entre os jovens estão crescendo absurdamente. Também falou da sífilis, em casos que estão aumentando em mil por cento. Também alertou que é só com este tipo de movimento que poderemos reduzir os casos, em reforço à prevenção. 

O presidente do Sindicato da Construção Civil e do Mobiliário de Piracicaba, Milton Costa, que também responde pela presidência do Conselho Municipal de Saúde saudou a todos e primeiramente cumprimentou o Caphiv, pelo trabalho em prol das pessoas que vivem com aids, além de externar considerações a Moisés Taglieta, do Cedic e, ao vereador Pedro Kawai, pelo trabalho em parceria, frente ao crescente aumento do número de casos de doenças sexualmente transmissíveis, afetando principalmente os jovens. 

O professor e coordenador do Núcelo Pedagógico, da diretoria Regional de Ensino, João Antonio Cambaro agradeceu os idealizadores da caminhada, além de enfatizar a importância do envolvimento dos alunos, que durante o evento adentraram às lojas, quebrando barreiras ao chegar nas pessoas para falar sobre a importância da campanha. 

Também deixou um recado e fez um convite aos alunos, ao retornarem às suas escolas, para continuar esta caminhada, não deixando apenas no dia de hoje. "Dentro do que é possível, conversem com seus parceiros, com o Grêmio Estudantil, se mobilizem para que tenham na escola um cantinho da prevenção", disse. 

Além de reforçar a mensagem inscrita em cada camiseta dos alunos, para que saibam quando forem abordados, a falar sobre o tema, que possam conversar com o outro para que ele possa se sentir seguro, para tirar dúvidas e também buscar conhecimento. "Daí a importância de vocês estarem aqui hoje, de pesquisar, se informarem e transferir o conhecimento adquirido", disse João, que agradeceu professores e coordenadores que acompanharam os alunos. 

O coordenador do Cedic, Moisés Taglieta destacou os parceiros da saúde, além de externar agradecimentos à Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) e Semutri (Secretaria Municipal de Trânsito Interno) pelo apoio na caminhada. 

Também parabenizou a Câmara, na pessoa de Pedro Kawai pela iniciativa do ato. E, pontuou a atuação principal dos jovens, representados pelas três escolas estaduais. "Se a gente faz estes eventos é pensando justamente nestas populações, de gerações futuras que tenham um outro olhar na discussão de uma epidemia como a de Aids", disse. 

Além de considerar alguns tabus que a sociedade teme e prefere jogar as discussões para baixo do tapete. "Só teremos uma sociedade mais séria pela diferença de discutir estas questões", disse. 

Taglieta também criticou ao postura de pais que ainda resistem à ideia de discussão sexual nas escolas com receio de que isto estimula a prática. "Isto é um engano, pois em todos os países, todos mesmo, que passaram por estas discussões, a iniciação sexual foi mais tardia, com a menor incidência de casos entre os adolescentes, de doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, foi menor, entre os jovens", disse. 

Portanto, é necessário falar disso. A gente tem que travar esta luta, da quebra do preconceito com o tema e, principalmente com as pessoas que vivem e convivem com o HIV. Se não fizermos isso não seremos saudáveis. Que Piracicaba continue lutando contra a Aids", dise. 

O autor da iniciativa, vice-presidente da Câmara, Pedro Kawai falou da alegria muito grande da Câmara receber a todos por um ato tão importante, com foco na conscientização, principalmente por um futuro melhor da qualidade de vida, não só da sociedade, bem como aos pacientes que hoje estão diagnosticados. 

Também falou da otimização do atendimento, sendo que para isso dependemos do esforço desta juventude que está aí. Além de realçar as parcerias, e o papel das escolas no envolvimento dos alunos. "Vocês são o presente que estão construindo o nosso futuro", disse o parlamentar frente ao desempenho dos jovens na campanha. 

Pedro kawai também agradeceu representantes dos Desbravadores, da Igreja Advenista do Sétimo Dia. Além de acentuar a ação do Caphiv, responsável pelo início de toda campanha, em parceria com a Câmara, em momento importante e inovador, no Brasil todo. 

Também elencou a parceria com o Conselho Municipal de Saúde e, todo apoio da prefeitura, por intermédio das secretarias, a exemplo dos vários departamentos da secretaria de saúde, que fazem o atendimento no dia a dia. 

Kawai também focou o lado perverso da Aids e doenças sexualmente transmissíveis, que contamina um milhão de pessoas por dia, no mundo. 

 

 

 

 

 

 

Saúde Pedro Kawai

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas