EM PIRACICABA (SP) 14 DE JANEIRO DE 2021

"Início das aulas presenciais deve ser adiado", defende vereador

Leitos de UTI em Piracicaba estão 70% ocupados e retorno das aulas pode oferecer risco, aponta vereador Josef Borges




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Com o atual aumento de casos e internações de pacientes graves com Covid-19 em Piracicaba, o vereador Josef Borges (Solidariedade) considera que o início do ano letivo, com aulas presenciais em fevereiro, deve ser adiado, tanto nas escolas estaduais como nas municipais. Já estão ocupados aproximadamente 70% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) em Piracicaba, conforme a prefeitura. Nessa sexta-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde fará a divulgação total dos dados de ocupação dos leitos.

O número de casos e de óbitos por Covid-19 continua crescendo. Nessa quinta-feira (14), a prefeitura registrou mais dois óbitos, ambos de mulheres adultas, uma com 50 anos e a outra com 57 anos. “É uma perda irreparável para a família e os amigos, como as demais 429 vítimas do novo coronavírus já registradas desde o início da pandemia. Também foi um dia de alto índice de confirmações, com 342 positivados, desde bebês a até idosos com mais de 90 anos. Por conta dessa situação da pandemia, que já atingiu 25.688 piracicabanos, e da minha preocupação com as vidas de todos, defendo o não retorno das aulas presenciais enquanto a contaminação não estiver reduzida, sob controle em nossa cidade”, afirmou o vereador.

Para Josef Borges, sem um plano de vacinação para os professores, eles também correm risco e a categoria não está prevista para ser imunizada na primeira fase do plano de vacinação do Estado. “O contágio entre os estudantes pode ocorrer antes de eles chegarem às escolas, dentro do transporte público ou do escolar. Apesar das restrições previstas nas escolas e da adoção das medidas de higienização, será difícil para os educadores manterem o distanciamento social entre as crianças”, avalia Josef Borges.

Em Piracicaba, também continua alto o número de casos suspeitos (2.080) aguardando análises e da quantidade de pessoas em tratamento, atualmente 2.859 pessoas, a maioria em isolamento domiciliar. 

A variação de novos casos em um dia aumentou 52,47%, informa relatório da Secretaria Municipal de Saúde, referente aos dados dessa quinta-feira (14) comparado com o de quarta-feira (13).

52,47% -  “Não podemos arriscar que isso ocorra na nossa cidade. Vou pedir ao prefeito Luciano Almeida que considere a manutenção do ensino à distância, até termos segurança para nossas crianças e para os professores”, ressalta o vereador.

Dados referentes ao dia 13 de janeiro indicavam que a Santa Casa de Piracicaba contava com 33 pacientes internados por Covid-19, sendo 23 positivos e 10 suspeitos aguardando exames. No Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC) eram 19 pacientes confirmados e um com suspeita internados na unidade.

Saúde Coronavírus Josef Borges

Texto:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Supervisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas