EM PIRACICABA (SP) 23 DE JULHO DE 2019

Isac abre diálogo por ensino de empreendedorismo a alunos do Estado

Reunião promovida pelo vereador com Diretoria Regional de Ensino, Sebrae e consultores elevou as chances de qualificação ser oferecida a estudantes do ensino fundamental.




Toque na imagem para aumentar

Reunião ocorreu na Câmara, nesta segunda-feira

Crédito: Assessoria parlamentar


Uma reunião promovida pelo vereador Isac Souza (PTB), na Câmara, elevou as chances de os alunos de escolas estaduais de Piracicaba passarem a contar, na grade curricular, com a opção de cursos voltados ao empreendedorismo e à educação financeira. A qualificação, de acordo com a ideia inicial, poderia ser disponibilizada aos estudantes como disciplina eletiva.

Da conversa com o vereador, nesta segunda-feira (22), participaram o gerente do Sebrae em Piracicaba, Jonas Eduardo Nicodemo, o dirigente Fábio Augusto Negreiros e a supervisora Denise Fujihara Piccoli, da Diretoria Regional de Ensino, e os consultores financeiros Eder Bortoletto e Cássio Góes.

O intuito de Isac é viabilizar aos alunos do ensino fundamental da rede estadual o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos, do Sebrae, já aplicado com sucesso em outros municípios paulistas. Nele, os estudantes aprendem, por meio de atividades lúdicas, a assumir riscos calculados, tomar decisões e ter um olhar em que identifiquem, ao seu redor, oportunidades de inovações mesmo em situações desafiadoras.

"Isso faz com que os jovens tenham uma visão sobre a economia, a produção de riqueza e a possibilidade de gerir um negócio e cria um ambiente diferente do que comumente vemos na escola, em que eles aprendem somente para o vestibular, para seguir a carreira mais à frente. Com esse curso, nós antecipamos esse momento, possibilitando aos jovens descobrir vocações para empreender. Isso é fantástico; eu mesmo gostaria de ter recebido essa formação na juventude", comentou o parlamentar.

A possibilidade de adicionar o conteúdo ao currículo dos estudantes, segundo Isac, é vista "com bons olhos" pela Diretoria Regional de Ensino. Para o vereador, levar formação empreendedora e conhecimento financeiro aos jovens "é fundamental nos tempos que estamos vivendo" e pode fazer surgirem mais cedo vocações que hoje costumam se revelar apenas perto da fase adulta.

"Em parceria com a Diretoria Regional de Ensino, o Sebrae pode contribuir com a formação de empreendedorismo para os alunos da rede estadual, pois já tem conteúdo específico validado no Estado, em diversos municípios, com um sistema de apostilas e conhecimento técnico a ser aplicado tanto na formação de professores quanto, depois, dos alunos", disse Isac.

O Jovens Empreendedores Primeiros Passos tem módulos para cada uma das séries entre o 1º e o 9º anos do ensino fundamental, com carga horária que vai de 22 a 30 horas de aplicação com os estudantes. Os temas trabalhados variam de acordo com a faixa etária da turma, indo, por exemplo, de "oficina de brinquedos ecológicos", para alunos do 4º ano, a "artesanato sustentável", para os do 7º. Uma vez firmada a parceria entre a autoridade local de ensino e o Sebrae, os professores recebem capacitação com duração de 45 horas.

A introdução do Jovens Empreendedores Primeiros Passos poderia vir aliada a uma "formação de educação financeira voltada a investimentos", segundo Isac, a ser ministrada por Eder Bortoletto e Cássio Góes, que se apresentaram como voluntários na proposta. "Vamos agora subsidiar a Diretoria Regional de Ensino com o conteúdo do Sebrae e a parte do mercado financeiro para que uma ementa seja elaborada e enviada à Secretaria Estadual de Educação, para que haja a aprovação dessa formação aos professores e ela entre no currículo em Piracicaba", comentou o vereador.

Um ponto pendente para a parceria ser firmada é a maneira como a qualificação seria oferecida, se como disciplina eletiva ou se dentro de um eixo comum dentro do currículo geral. "Esse modelo ainda será analisado. A ideia é de que em agosto seja feito o planejamento e, em outubro, a capacitação dos professores", concluiu Isac.

Educação Isac Souza

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas