EM PIRACICABA (SP) 22 DE JUNHO DE 2020

Jornalista da Câmara participa de painel sobre racismo estrutural

Proposta do curso de jornalismo da Unimep tem entre os convidados Martim Vieira Ferreira




Toque na imagem para aumentar

Militante negro desde os tempos da faculdade, Ferreira ingressou na Câmara em 1995

Crédito: Sidney Jr


Nesta terça-feira (23), o jornalista do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Martim Vieira Ferreira, participa do painel "Imprensa, racismo e democracia". A atividade pode ser assistida às 19h30, pelo Facebook do curso de Jornalismo da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). A proposta é avaliar a importância da imprensa no debate sobre o racismo estrutural no Brasil.

Prestes a concluir sua carreira no funcionalismo público (com a aposentadoria prevista para este mês), Ferreira ingressou na Câmara de Vereadores de Piracicaba em 9 de janeiro de 1995. Militante negro desde os tempos da faculdade, ele concluiu o curso de jornalismo da Unimep em 1986, onde fez também a especialização em Gestão da Comunicação Jornalística. Possui ainda pós-gradução em Ações Afirmativas na ECA/USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo).

Ferreira integra a diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo - base Piracicaba e o conselho da Sociedade Beneficente Treze de Maio. Foi o responsável pela ONG Indec (Indivíduos Negros em Defesa da Cidadania) e participou das principais articulações junto à Câmara e Prefeitura na criação da Lei de Cotas no Serviço Público (lei 5.282/2013) e no feriado de 20 de Novembro, em referência a Zumbi dos Palmares.

Além de Ferreira, o painel tem como convidados os jornalistas Eliana Teixeira, de A Tribuna Piracicabana; Beto Silva, do Jornal de Piracicaba; Larissa Piero, da TV Unimep; e Ivam Galvão, da rádio Educadora AM. Participam ainda o historiador Noedi Monteiro, do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), e a estudante de jornalismo Júlia Heloisa Silva, estagiária no portal G1 Piracicaba.

A mediação fica aos cuidados do professor Paulo Roberto Botão, coordenador do curso. Segundo ele, a proposta do painel é avaliar a importância da imprensa no debate sobre o racismo estrutural no Brasil. "Ou seja, de que forma pode contribuir e se vem fazendo isso de forma correta. Este é um tema importante na formação dos nossos alunos", diz o professor.

O público pode enviar perguntas e depoimentos escritos no chat da plataforma. A transmissão ao vivo do painel também estará disponível na página do coordenador do curso no Facebook.

Câmara

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas