EM PIRACICABA (SP) 23 DE FEVEREIRO DE 2021

Josef Borges alerta sobre casos de Covid com aulas presenciais

Vereador defende prevenção para evitar medidas ainda mais restritivas de distanciamento, como ocorre em Araraquara.




Toque na imagem para aumentar





O vereador Josef Borges (Solidariedade) alertou, na noite desta segunda-feira (22), sobre os casos de Covid-19 registrados na Escola Municipal “Manoel Rodrigues Lourenço”, na região do Pau Queimado, por conta da volta das aulas presenciais. Ao usar os 10 minutos a oradores na 7ª reunião ordinária, defendeu que a cidade deve evitar medidas mais restritivas de distanciamento social, como o lockdown em Araraquara. 

“Foram contaminadas duas professoras e uma coordenadora, ou seja, três profissionais afastadas”, informou, lembrando que ainda há crianças suspeitas. “A minha sugestão é que as aulas sejam suspensas para evitar contágio maior e que se testassem todos os profissionais e alunos”, disse. Ele avalia que os protocolos sanitários não estão sendo suficientes para evitar a contaminação. 

Josef se solidarizou com as famílias das 526 vítimas da Covid-19 em Piracicaba, registradas desde o ano passado, e lembrou que somente na segunda-feira (22) foram registradas mais duas mortes, 125 novos casos e que existem 1740 pessoas em tratamento na cidade, contabilizando uma ocupação de 50% das UTIs e 30% dos leitos de enfermaria disponíveis no Município. 

“Hoje, mais uma cidade, São Bernardo do Campo, fará toque de recolher, já temos o lockdown decretado em Araraquara e, nesta quarta-feira (24), serão anunciadas novas regras de restrições em São Paulo”, lembrou o parlamentar, que, ainda, sugeriu que a cidade de Piracicaba se previna antes que os casos cresçam e que, por conta disso, exija medidas ainda mais restritivas de distanciamento social para prevenir a contaminação. 

O vereador destacou que, por estar na Fase “Laranja” do Plano de Combate ao Coronavírus definido pelo Governo do Estado de São Paulo, a cidade de Piracicaba não tem obrigação de manter as aulas presenciais. “Vale lembrar que estamos recebendo uma nova cepa (do vírus), que está se espalhando mais rapidamente”, disse. 

“Acredito que teremos o problema (de contaminação) em outras escolas e continuo defendendo que os professores estejam entre os profissionais prioritários no grupo de vacinação. É a única forma de voltar com segurança”, enfatizou, além de fazer um apelo à população para que, “quem possa, deixe as crianças em casa, assistindo as aulas on-line”. 

Em aparte, o vereador Pedro Kawai (PSDB) apoiou a fala do vereador Josef Borges, lembrando que visitou a escola no bairro Pau Queimado. “De fato, é uma grande preocupação de todos nós”, disse o parlamentar, que apoiou a proposta de encerrar as atividades presenciais na escola, por, pelo menos, 15 dias, para evitar novos casos da Covid-19.

Legislativo Josef Borges

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas