EM PIRACICABA (SP) 29 DE AGOSTO DE 2019

Kawai conhece aula eletiva da Escola Manassés, no Monte Líbano

Unidade de ensino do bairro Monte Líbano desenvolveu atividade voltada à alimentação saudável com estudantes




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Assessoria parlamentar


Ariana Lima, 12 anos, do 6º ano da Escola Estadual Professor Manassés Ephrain Pereira, serve, em uma bandeja de alumínio, diversas porções de salada de fruta. Em poucos minutos, ela percorre a sala e volta com o recipiente vazio. Os potes preenchidos com banana, maçã, mamão, melão e um pouco de leite condensado – “para adoçar a vida” – fizeram sucesso. Eles são, quase literalmente, a cereja do bolo da aula eletiva que ensinou sobre alimentação saudável aos estudantes.

“Trouxemos o tema para trabalhar as disciplinas a partir da necessidade de melhorarmos a qualidade dos alimentos que consumimos e também do incentivo a atividades físicas”, explica a Nanci Costa, ao lado de Gaziela Correia Moreira. As professoras de Língua Portuguesa coordenam uma das 11 aulas eletivas (em que os alunos aderem de forma espontânea) oferecidas na unidade que aderiu ao Projeto de Escola Integral do Governo do Estado de São Paulo. 

Sob o tema “Sabores, cores, sons e aromas”, as educadoras passaram conceitos como a Pirâmide Alimentar, em que explica a função de cada um dos alimentos e qual a quantidade de consumo percentual deve ser feito diariamente. A aluna Ailana Pereira Santos, 12, também do 6º ano, explicou. “Os alimentos do topo devem ser menos consumidos”, disse, apontando ao grupo de óleos e açúcares.

A professora Graziela destacou que, dentre os novos conhecimentos absorvidos pelos estudantes, também foi o conhecimento sobre determinadas frutas, como o kiwi, que, para alguns, foi uma novidade. “A gente fez teste de sabor com os olhos vendados, para desenvolver o paladar”, acrescentou.

O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou da aula e ajudou a cortar as frutas para montar os potes e ainda incentivou o consumo de alimentos saudáveis. Ele lembrou que, enquanto é mais jovem, é comum dar menos importância a isso, mas que é fundamental para preservar a saúde ao longo da fase adulta. “Quanto mais cedo vocês se atentarem a isso, melhor saúde vocês terão”, sugeriu.

Após a aula, o parlamentar foi recebido pela vice-diretora da EE Manassés, Ana Karina Fonseca Lagreca Franco, onde conversou sobre demandas da escola e parabenizou pelas atividades desenvolvidas com os estudantes.

Educação Pedro Kawai

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas