EM PIRACICABA (SP) 25 DE SETEMBRO DE 2019

Kawai e engenheiro da Semuttran avaliam soluções para 'nó' na Paulista

Vereador conferiu a situação do cruzamento entre a rua Fernando Lopes e a travessa Etamir José Ferrari, próximo da avenida São Paulo.




Toque na imagem para aumentar

Kawai, engenheiro e empresário discutiram soluções para o cruzamento

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Com acidentes frequentes testemunhados por comerciantes e moradores da região, o cruzamento entre a rua Fernando Lopes e a travessa Etamir José Ferrari, próximo da avenida São Paulo, na Paulista, pode receber alterações de preferencial para reforçar a segurança de motoristas e pedestres. Atualmente, o trecho tem apresentado engarrafamentos a qualquer hora do dia, apresentando-se como um "nó" para os motoristas.

O vereador Pedro Kawai (PSDB) foi ao local, nesta quarta-feira (25), junto com o diretor do departamento de engenharia de tráfego da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), Getúlio Pedro de Macedo, para avaliar o que pode ser feito no trecho. Eles conversaram com o empresário Pedro Rodrigo Sabadin, proprietário de um posto de combustíveis na esquina.

Há vários aspectos que colaboram para a sensação de que o trecho requer intervenções urgentes. A começar pelo fato de que a rua Fernando Lopes ser de mão dupla. Como um dos sentidos da via termina justamente no cruzamento, o motorista que está no sentido Centro é obrigado a fazer a conversão à esquerda, o que leva muitos, apressados, a invadirem o faixa contrária, o que dá margem a colisões com veículos que vem do sentido contrário ou que estão na travessa Etamir José Ferrari e convertem à esquerda, embora estes tenham de respeitar o "Pare".

Outro aspecto que agrava o trânsito no local é o semáforo existente no cruzamento da travessa com a avenida São Paulo. Como o trecho da travessa entre a avenida e a rua Fernando Lopes (que são paralelas) é muito curto, só há espaço para duas filas de três carros ficarem à espera da abertura do semáforo, tornando o trecho engarrafado a qualquer hora do dia.

Getúlio disse que já houve estudos para a melhor adequação do trânsito no local e que sua intenção é reavaliá-lo para buscar a solução que amenize os riscos atuais. Ele considera, entre as alternativas possíveis, remover o "Pare" hoje para motoristas que estão na travessa Etamir José Ferrari e colocá-lo nos dois sentidos da rua Fernando Lopes.

Trânsito e Transportes Pedro Kawai

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas