EM PIRACICABA (SP) 17 DE ABRIL DE 2019

Lair Braga defende novas discussões sobre pesca no rio Piracicaba

Normativa interministerial, de 2012, impede a pescaria em toda a extensão central do rio Piracicaba, com impacto no turismo e a quem tira o sustento para suas famílias.




Toque na imagem para aumentar

Lair Braga

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Uma reunião coordenada pelo vereador Lair Braga (SD) na noite desta quarta-feira (17) trouxe para Piracicaba o sargento Laércio Ferraz do Amaral ––que representou o comando da Polícia Militar Ambiental de Rio Claro (SP), ao qual o município está subordinado–– para prestar esclarecimentos a respeito do rio Piracicaba frente aos questionamentos de diversos pescadores, principalmente em relação a permissões e proibições. O encontro atraiu um grande número de pessoas à sala de reuniões do segundo andar do prédio anexo da Câmara, na rua São José, no Centro.

Após mais de duas horas de discussões sobre o tema, foi formada uma comissão com cinco pessoas: Robertson Pinto Dias Júnior, Marcelo Rufini, Vitor Sarto, Adilson Miranda e Helene Harun, que se somarão aos esforços do vereador Lair Braga junto ao Poder Executivo municipal e se deslocarão até Rio Claro para falar com o comando da Polícia Militar Ambiental a fim de estabelecer um período de trégua, visando a campanhas de esclarecimentos e delimitações de áreas permitidas para a pesca.

Lair Braga fez considerações sobre o aumento do número de reclamações, principalmente nos últimos oito meses, que citam o fato de praticamente não se poder mais pescar na extensão do rio Piracicaba que passa pelo Centro da cidade, o que impacta o turismo local, além de comprometer a vida de muitos que buscam tirar dali o sustento para suas famílias.

O sargento Laércio Amaral fez ampla explanação mostrando os pormenores da normativa interministerial 9/2012, que impede a pesca nas imediações de cachoeiras e corredeiras, como é o caso do rio Piracicaba, o que torna praticamente inviável a pescaria em boa parte do manancial que passa pelo Centro da cidade.

O inspetor do Pelotão Ambiental de Piracicaba, José Antônio Mendes de Matos, fez considerações sobre reuniões passadas, em que as secretarias municipais de Turismo e de Defesa do Meio Ambiente trataram dos limites para a pescaria no rio Piracicaba.

Odair Melo, da Defesa Civil de Piracicaba, também participou da reunião e defendeu o estabelecimento de uma parceria com a Polícia Militar Ambiental no sentido de mapear toda a região central do rio Piracicaba, em placas de locais permitidos ou não para a pescaria.

Na reunião, Lair Braga também anunciou a disposição de realizar audiência pública, com a convocação de secretários municipais, visando ao disciplinamento da questão da pesca no entorno do rio Piracicaba.

O parlamentar também enalteceu a presença de mulheres na luta pelo rio, a exemplo de Helene Harun, que, além de integrar a comissão de luta em prol do rio Piracicaba, também defendeu e cunhou o termo "pescoterapia", na expectativa de que a classe política e os administradores se voltem para o potencial terapêutico, além do fomento ao turismo, que representa a pescaria esportiva, o que evidenciaria o potencial da cidade.

Legislativo Lair Braga

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas