EM PIRACICABA (SP) 06 DE SETEMBRO DE 2019

Lair Braga recorre aos primórdios da democracia na defesa da Praça

O parlamentar exaltou a beleza da democracia, há sete mil anos, na Grécia e, pautou suas convicções frente às discussões sobre a reforma da Praça José Bonifácio




Toque na imagem para aumentar

Lair Braga recorre aos primórdios da democracia na defesa da Praça

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




Quarto orador a ocupar a tribuna da Câmara, por 10 minutos regimentais a que cada parlamentar tem para assuntos diversos, o vereador Lair Braga (SD), na 48ª reunião ordinária de ontem (5) destacou o sistema demcrático, surgido na Grécia há sete mil anos, na garantia do livre pensamento do cidadão, no direito das pessoas falarem o que quizerem, o que querem, sendo que temos que respeitá-las. 

Nas discussões sobre a reforma que a Prefeitura Municipal realiza na José Bonifácio, Lair Braga contestou fala sobre o surgimento da primeira fonte que foi instalada na praça e, apresentou a data de 6 de abril de 1891, por indicação de Tibério de Almeida, que resultou na colocação de um chafariz.

"A pergunta que faço é: durante mais de cinco anos a fonte luminosa esteve abandonada e ninguém falava absolutamente nada, todo mundo quieto. Vemos as pessoas reclamarem dos pombos e ninguém fala que eles diminuíram na praça, devido à poda das árvores e a água que já não faz parte do espelho d’água."

"Daqui a pouco vamos ver gente falando: Cadê os pombos? Meu trabalho em cima da praça José Bonifácio e da revitalização do comércio da área central vai continuar", reiterou Lair Braga, que ainda considerou a realização de dois fóruns sobre a reforma, em outubro de 2018 e março deste ano.

"Agora você vê os candidatos falarem sobre a fonte. E quem disse que o chafariz não vai acontecer? O que há é a falta de verbas. Quando se fala em ética, tem que se entender o que é ética. De repente as pessoas começam a falar exatamente sobre a destruição da fonte, eu digo: quem falou que não vai haver um chafariz lá na frente?".

Lair Braga também citou a rua Boa Morte, de residências históricas que foram destruídas. Além de questionar as informações sobre o aumento em 50% dos assaltos na praça.  "Não é verdade, me apresentem números oficiais", questionou.

Segundo o parlamentar, a Guarda Civil continua na Praça José Bonifácio, está lá, com uma viatura parada. Também disse que muitos guardas comentam que na época das guaritas não tinham estrutura. "A decisão de tirar as guaritas é uma questão técnica", disse Lair.

O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) solicitou pela ordem, para informar que o coreto da Praça foi reformado e pintado por reivindicação sua, entre outros pedidos. E, criticou a derrubada das bases da Guarda Civil. Trevisan também aproveitou a oportundidade para lembrar dos pedidos que fez para a praça Imaculada Conceição, na Vila Rezende. 

Lair Braga concluiu suas considerações sobre a José Bonifácio ao destacar a importância de levantar os dados reais sobre a praça, em questionamentos junto ao comando da Guarda Civil. Além de reconhecer que se realmente estes números aumentaram, não foram nos últimos 30 dias. 

Pela ordem, a vereadora Coronel Adriana (CID) informou que os dados sobre a praça José Bonifácio foram divulgados pelo comandante da 4ª Companhia.

Legislativo Lair Braga

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas