EM PIRACICABA (SP) 20 DE ABRIL DE 2021

Líder comunitário dará nome a Centro Cultural e Social

Centro no bairro Vila Independência se chamará Rafael Baptista Antonio - Faé




Toque na imagem para aumentar

PL foi aprovada na 10ª reunião extraordinária de 2021




O Centro Cultural e Social, localizado entre a Rua Pascoalina Orlando e a Avenida Prof. Alberto Vollet Sachs, no bairro Vila Independência, será denominada de “Rafael Baptista Antônio - Faé”. O projeto de lei 132/2020, de autoria dos ex-vereadores Nancy Thame (PV) e Marcos Abdala (Republicanos), foi aprovado em segunda discussão na 10ª reunião extraordinária de 2021, nesta segunda-feira (19).

Na justificativa do PL, os vereadores declararam que o projeto a propositura visa homenagear e imortalizar o nome de Rafael Baptista Antônio - Faé, “cidadão prestante que tanto amou Piracicaba e que, com sua trajetória de trabalho e dedicação, contribuiu com a comunidade e deixou o exemplo de amor aos amigos e à família”,

Rafael Baptista Antônio nasceu em Piracicaba, foi casado e teve dois filhos: Jessica e Reginaldo. Conhecido como Faé, grande liderança do bairro Vila Independência (Vila África), mantinha o legado em prol da história e cultura negra, além de manter os cuidados da manutenção do bairro, encaminhando vários pedidos de melhorias. Como líder, dizia querer mostrar a todos que a Vila África não era só um reduto de jogadores e sambistas.

Foi presidente e fundador do Centro Comunitário do Jardim Brasília, fiscal da Empresa Veja Sopave, enfermeiro voluntário da Casa de Caridade Dr. Walfrido, em Tupi. Por muitos anos foi o responsável pela realização da Festa das Crianças na Escola Estadual “Professora Jaçanã A. Pereira Guerrini”, na Vila Independência.

Foi vice-presidente da Associação Esportiva e Cultural Vila África e também grande artesão, expondo suas peças de estilo africano na Casa do Artesão de Piracicaba. Também foi pai pequeno do terreiro de Umbanda da DN. Vicência e era músico do Grupo de pagode “Tropical”.

Faé lutou muito para que a Vila África contasse com a Pastoral Afro para atender as crianças da região que sempre foram carentes de acolhimento. Também foi conselheiro do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra - Conepir. Com seu conhecimento intrínseco auxiliou muito na formação e criação do conselho em Piracicaba.

Uma das grandes lutas de Faé, como líder defensor da Comunidade Negra, sempre foi a construção de um espaço cultural e social ou centro comunitário para atender a toda região. Infelizmente, Rafael Baptista Antônio faleceu em 13 de julho de 2017, deixando um legado de luta a Comunidade Negra de Piracicaba.

Legislativo

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas