EM PIRACICABA (SP) 08 DE SETEMBRO DE 2020

Live 100 do Parlamento Aberto destaca trabalho da equipe de produção

Programa realizou dois blocos de entrevista na última sexta-feira (4) para comemorar a realização de 100 lives.




Toque na imagem para aumentar

Lives contaram com a participação de membros da equipe do programa Parlamento Aberto





O Parlamento Aberto chegou ao marco de 100 lives na última sexta-feira (4). Com o uso do Instagram @parlamento_aberto, o programa realiza, há aproximadamente quatro meses, lives com especialistas da área de saúde, educação, nutrição, história, arte, entre outros.

O projeto surgiu como uma forma de tratar de temas relacionados à pandemia do novo coronavírus no período do isolamento social por meio de entrevistas e matérias baseadas nas conversas conduzidas pelo jornalista Erich Vallim Vicente. Além da programação com convidados alternados, o programa realizou também as semanas temáticas sobre racismo estrutural e as dificuldades geradas pela desigualdade de gênero.

A primeira parte da programação da live 100 contou com a participação do presidente da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Piracicaba, vereador Gilmar Rotta (CID). O presidente falou sobre o trabalho e ações do Legislativo durante o isolamento social e destacou a implantação de sistema com tecnologia QR Code para a etiquetagem e disponibilização pública de informações sobre todos os bens da Câmara. De acordo com ele, em torno de 60% dos bens já estão registrados no novo sistema.

Além da tecnologia, a inclusão, que também é um dos pilares do programa Parlamento Aberto, foi destacado por Gilmar Rotta. Ele comentou sobre o projeto Câmara Inclusiva, que promoveu reuniões entre entidades e servidores, cursos de preparação para a recepção de pessoas deficientes e apontamentos para a adaptação de espaços da Câmara. Em 2019, foram reformados o salão nobre, o plenário e banheiros da Câmara.

O presidente citou a campanha Setembro Verde e Azul, que busca ampliar a conscientização sobre direitos das pessoas com deficiência. Em parceria com o Comdef (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência), a Câmara desenvolverá entrevistas com temas relacionados à luta pela acessibilidade, com transmissão pela TV Câmara. Rotta lembrou que as lives contarão com intérpretes de libras, assim como já ocorre nas reuniões ordinárias, para promover a inclusão.

“O meu papel enquanto presidente da Câmara de Vereadores é incentivar os nossos servidores para que eles tenham liberdade para trabalhar e propor ações aqui na Casa. Nós temos que ter uma Câmara de Vereadores que trabalhe com um único objetivo: levar informação do Poder Legislativo para a população de Piracicaba”, disse Gilmar Rotta.

Dentre os trabalhos do Legislativo, o parlamentar citou o projeto de lei 138/2020, que reconhece a dívida do Executivo com a Via Ágil, antiga prestadora de serviço de transporte coletivo público. Rotta também mencionou a entrada de emenda para a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária) que propõe a diminuição de 7,21 milhões das receitas do Legislativo em 2021. “Esses recursos ficarão para o Executivo, para o próximo prefeito, para que possa aplicar esse dinheiro em ações para o atendimento da população”, disse.

A diretora do Departamento de Comunicação, Valéria Rodrigues, também participou do primeiro bloco de entrevistas do dia. Ela falou sobre as reformas do departamento, que agora conta com setor de produção gráfica, coordenado pelo designer Saulo Macedo.

Valéria abordou as mudanças na cobertura das ações do mandato dos vereadores no período de eleições. De acordo com ela, as matérias irão seguir os critérios do Tribunal Superior Eleitoral, dos departamentos Jurídico e Legislativo, com atenção ao teor institucional das produções. Com o intuito de preparação para este período, a equipe de servidores participou de uma especialização sobre a legislação eleitoral.

EQUIPE PARLAMENTO ABERTO
O segundo bloco da programação da live 100 do Parlamento Aberto contou com a equipe de produção programa, composta pelo jornalista Erich Vallim Vicente, condutor das lives, pelo designer Saulo Macedo, a jornalista Daniela Teixeira e as estagiárias Larissa Souza, Raquel Soares e Maria Júlia Caprecci.

Erich Vallim Vicente comentou sobre as surpresas no cotidiano da produção de lives e destacou o trabalho de pesquisa e elaboração de pauta para as entrevistas. “Quando nós temos uma estrutura como a da Câmara, a gente abraça a causa e entende a importância do serviço público, do que o servidor representa”, disse.

A jornalista Daniela Teixeira acredita que a participação no programa Parlamento Aberto contribui para sua compreensão dos processos que compõem a criação de uma live e no trabalho como servidora. Para o designer Saulo Macedo, as ações incentivam o aumento da transparência pública. “A gente está aqui para fazer a atividade da Câmara crescer, trazer informação para a população, este é o nosso papel enquanto servidores públicos”, disse.

A estagiária Raquel Soares falou sobre a experiência de conduzir uma live e sua participação como idealizadora da semana com temáticas relacionadas às dificuldades geradas pela desigualdade de gênero. “Da minha trajetória na Câmara, esse foi o projeto mais significativo para mim, tanto pessoal quanto profissional”. Já a estagiária Larissa Souza destacou a importância do contato com as ferramentas digitais no trabalho do jornalista e o processo de produção para a execução de uma entrevista.

Maju Caprecci, estudante de cinema e audiovisual, que atua na produção e disponibilização dos vídeos nas mídias sociais, citou como benefício das lives a visibilidade gerada para os entrevistados e ao Parlamento Aberto, além da criação de material para site e redes da Câmara.

ACESSE O CONTEÚDO
As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.

As entrevistas também podem ser acessadas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba e, ainda, no podcast produzido pela Rádio Câmara Web.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, é possível se cadastrar na lista de transmissão do Whatsapp neste link.

Parlamento Aberto

Texto:  Larissa Souza
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas