EM PIRACICABA (SP) 25 DE OUTUBRO DE 2019

Maestro Jonson enaltece projeto sobre meio ambiente e lendas

Vereador entregará moção de aplausos a professores que criaram o projeto




Toque na imagem para aumentar

Propositura foi aprovada na 62ª reunião ordinária

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


O professor Samuel Zanatta e a professora Aricelis Biscáro Mela Marques serão homenageados, por meio de moção de aplausos, pelo vereador Jonson Sarapu de Oliveira, o Maestro Jonson (PSDB). As moções 195/2019 e 196/2019 foram aprovados nesta quinta-feira (24), na 62ª reunião ordinária.

O homenageado Samuel Zanatta é bacharel em química pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas, licenciado em química pela Universidade Metropolitana de Santos e mestre em ciências pelo Cena/USP (Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo). Samuel iniciou a carreira de docente em 2011, na Escola Estadual Professor Doutor João Chiarini, onde permaneceu como professor até 2014, quando assumiu a coordenação da escola, cargo que ocupou no período de 2014 a 2016. Na metade de 2016, Samuel passou a atuar no PEI (Programa Ensino Integral) da Escola Estadual Professor José de Mello Moraes, onde ministra aulas de química, prática de ciências, preparação acadêmica e orientação de estudo.

A professora Aricelis Marques possui graduação de licenciatura plena em ciências biológicas pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio. Aricelis iniciou a carreira docente em 2011 na Escola Estadual Professor José de Mello Moraes, na ETI (Escola de Tempo Integral), no ensino fundamental 2, quando se tornou parte do Programa de Ensino Integral. A homenageada lecionou durante o ano de 2014 na Escola Estadual Professora Jaçanã Altair Pereira Guerrini, também na ETI (Escola de Tempo Integral), no ensino fundamental. Em 2015 se ausentou das salas de aula e retornou em 2016 como professora efetiva na Escola Estadual Juracy Neves de Mello Ferracciu, nos ensinos fundamental e médio. Atualmente, ministra aulas de ciências, biologia e prática de ciências na Escola Estadual Professor José de Mello Moraes, no PEI (Programa Ensino Integral).

De acordo com o vereador, o projeto se baseou em uma orientação técnica que ocorreu em outubro de 2018, sobre o livro “Seres Reais e Imaginários da Floresta: Oficinas Temáticas sobre a Amazônia”, realizada pela Diretoria de Ensino Região Piracicaba, em parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio) de Piracicaba e a Editora Evoluir. Na ocasião, os professores entraram em contato com os autores do livro: Edson Grandisoli e Sílvio Marchini, que os instruíram sobre o projeto.

Em 2019 foi criado a eletiva “Biodiversidade e Folclore”, projeto que aborda as lendas piracicabanas e sua relação com a biodiversidade e meio ambiente no PEI da Escola Estadual Professor José de Mello Moraes, embasado no livro “Seres Reais e Imaginários”, que correlaciona lendas com conceitos de biologia e química. As aulas abordaram a conservação ambiental, as transformações químicas que ocorrem no cotidiano, combustão, poluição das águas, diversidade da vida, classificação biológica, origem e evolução da vida e saúde individual, coletiva e ambiental.

Após algumas aulas, os alunos foram divididos em 10 grupos e cada um teve a função de escolher uma lenda piracicabana para desenvolver um trabalho paralelo, que deveria ser apresentado como trabalho final da eletiva. Na ocasião, foi criado um trabalho sobre a lenda da Iara, o qual propiciou a parceria do projeto com o projeto Eu Rio (Expedição Projeto Ponte/Sesc). Da parceria, foram geradas duas atividades: uma visita ao bairro próximo da escola para localizar rios encobertos e uma atividade lúdica sobre a bacia hidrográfica.

No final do projeto foi feita a culminância de todo o material produzido, isto é, as lendas estudadas ao longo do semestre foram contadas e os desenhos e os textos elaborados sobre as lendas de Piracicaba foram expostos. A partir da criação dos poemas, desenhos e textos relacionando as lendas piracicabanas e a biodiversidade, está em processo de impressão e lançamento o livro “A biodiversidade nas Lendas Piracicabanas”, que ocorre com o auxílio da comunidade escolar, do Museu Luiz de Queiroz, financiadores e colaboradores.

Legislativo Jonson Oliveira

Texto:  Larissa Souza
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas