EM PIRACICABA (SP) 03 DE FEVEREIRO DE 2020

Mais de 500 matérias dão entrada na 1ª reunião do ano

Total engloba 448 indicações e 81 requerimentos, além de moções e projetos.




Toque na imagem para aumentar

Primeira reunião ordinária do ano teve a entrada de mais de 500 matérias






Um número superior a 500 proposituras deu entrada na primeira reunião ordinária de 2020 da Câmara de Vereadores de Piracicaba. O total engloba 448 indicações e 81 requerimentos, além de moções e projetos (de lei, de lei complementar, de resolução e de decreto legislativo). A leitura em sessão é o rito obrigatório para uma propositura começar a tramitar no Legislativo após o protocolo na Casa.

O grande volume de proposituras reflete o trabalho dos vereadores durante o recesso parlamentar, período em que, mesmo sem a realização de reuniões ordinárias na Câmara, as atividades parlamentares seguem ininterruptas, com visitas aos bairros, reuniões com moradores, fiscalização aos atos do Executivo e os gabinetes abertos para acolher demandas trazidas pela população.

Entre os projetos de lei que deram entrada na reunião ordinária nesta segunda-feira (3), estão o que cria o programa Vovô Sabe Tudo, de valorização dos idosos; o que obriga hospitais e maternidades a oferecerem orientação de primeiros-socorros aos pais em caso de engasgamento e aspiração de corpo estranho para prevenção de morte súbita de recém-nascidos; o que exige a apresentação de artistas locais na abertura de shows musicais na cidade; e o que proíbe o lançamento de material de propaganda em imóveis residenciais, comerciais e templos religiosos.

Única matéria deliberada pelo plenário na noite, o projeto de decreto legislativo 40/2019, do vereador Isac Souza (PTB), foi aprovado em discussão única. O texto institui na Câmara a "Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família". "Essa frente parlamentar tem o objetivo de favorecer esse mergulho nas reflexões sobre a vida humana e no que ela pode impactar nas relações entre as pessoas", disse o autor da proposta, ao discuti-la na tribuna, durante a sessão.

Antes, o vereador Pedro Kawai (PSDB) entregou a moção de aplausos 241/2019 às escolas estaduais "Dr. Jorge Coury" e "Monsenhor Jeronymo Gallo" em reconhecimento à conquista do primeiro lugar nas categorias Ciências Humanas e da Natureza da 6ª Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo.

Reunião Ordinária Institucional

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas