EM PIRACICABA (SP) 03 DE AGOSTO DE 2022

Medalha reconhece trajetória de bombeiros

Corporação completou 56 anos em Piracicaba no último dia 1º. Quatro bombeiros da ativa e dois da reserva foram homenageados por Gilmar Rotta e Laercio Trevisan Jr.




Toque na imagem para aumentar

Solenidade ocorreu na noite desta quarta-feira, no salão nobre da Câmara

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499




Seis bombeiros foram homenageados com a Medalha "Subtenente Jacinto Roberto Penedo" em solenidade realizada pelos vereadores Gilmar Rotta (PP) e Laercio Trevisan Jr. (PL) na noite desta quarta-feira (3). A honraria, batizada em memória ao colega de corporação falecido em 1996, foi entregue pela primeira vez em reconhecimento a oficiais da ativa e da reserva com atuação destacada em suas trajetórias.

A reunião solene, acompanhada por mais de uma centena de pessoas no salão nobre da Câmara, homenageou o primeiro tenente Pedro Henrique Costa Bernardo, o segundo sargento Rangel Vendimiatti, a cabo Renata Cristina Pires de Toledo, o soldado Ruan Carlo Ferreira Silva, o coronel da reserva Jurandir Antonio da Silva e o major da reserva Silmar da Silva Sendin.

Em homenagem póstuma, recebida pela família de Jacinto, também foi lembrada a história do subtenente no Corpo de Bombeiros, onde trabalhou no conserto das grandes viaturas. Jacinto serviu à corporação por quase 25 anos, dos quais sete em Piracicaba, e morreu em 19 de setembro de 1996, seis dias após ser vítima de acidente quando regressava de uma instrução de bombas de incêndio que havia ministrado em Marília.

O coronel Victor de Freitas Carvalho, comandante do Corpo de Bombeiros Interior-1, disse que a homenagem simboliza a consideração de Piracicaba e da Câmara aos integrantes da corporação. "Vem como um carinho e uma retribuição da sociedade piracicabana para aqueles que ficam 24 horas por dia, 365 dias por ano alertas para atendê-los. Não fazemos isso pela busca de reconhecimento, mas muito nos orgulha o carinho que vocês demonstram para com a gente."

O major Cleber Moura de Oliveira, comandante interino do 16º Grupamento de Bombeiros de Piracicaba, destacou que a corporação completou, em 1º de agosto, 56 anos na cidade. "Nada mais justo do que comemorar dessa forma, com a entrega das medalhas", declarou, para em seguida apresentar números dos atendimentos prestados em Piracicaba em 2020, primeiro ano da pandemia. "Foram 812 salvamentos, 3.165 resgates, 842 incêndios combatidos e 9.831 vítimas atendidas, totalizando quase 5 mil ocorrências. É um número bastante expressivo, visto que não paramos nem um minuto no interior de nossos quartéis."

A imagem consolidada dos bombeiros na sociedade foi exaltada por Trevisan. "A vocação do bombeiro é salvar vidas. Aquele que faz o bem toda semana tem alguma coisa diferenciada daquelas pessoas que não fazem o bem e muito mais do que aquelas que fazem o mal para as demais. Desde pequeno, a imagem do bombeiro que vem à cabeça é daquele que um dia vai nos salvar, que a criançada gosta e que o adulto, quando precisa, sabe da importância do bombeiro."

Gilmar Rotta, presidente da Câmara, recordou como a solenidade foi instituída na Casa. "Eu era assessor do ex-vereador João Pauli quando, em 1998, propusemos ao coronel Jurandir criar esse título para que Piracicaba pudesse homenagear vocês. Ele abraçou a ideia e conseguimos fazer naquele ano a primeira homenagem a 10 componentes do Corpo de Bombeiros. É muito emocionante para mim neste momento, junto com o Trevisan, agraciá-los com uma medalha, em forma de agradecimento por fazerem parte da história de Piracicaba, por salvarem vidas e por nos defenderem nos momentos de resgate e socorro."

Jurandir falou em nome dos oficiais da reserva homenageados. "O Corpo de Bombeiros, como o próprio nome sugere, é um corpo e age como tal em todas as intervenções, nas quais está sempre patente o trabalho em equipe, que via de regra resulta em socorro a quem nos solicita. É certo que todo bombeiro trabalha contente, porque gosta do que faz. A homenagem de hoje é extensiva a todos os bombeiros que trabalham em prol de Piracicaba e região."

Já os oficiais da ativa foram representados por Pedro Henrique. "Com muita honra recebo essa comenda. Agradeço às nossas famílias que sempre nos apoiam e são alicerces de todas as nossas ações, e aos companheiros de emergência, conosco lado a lado em tantas ocorrências. Passamos por várias empreitadas juntos e, nas mais diversas dificuldades, sempre atuando de maneira ímpar. Aos amigos bombeiros, que nunca nos faltem a fé, a coragem e a vontade de vencer."

Durante a solenidade, foi executada a Canção do Corpo de Bombeiros e exibido vídeo produzido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara com depoimentos dos homenageados. Também estiveram presentes na cerimônia o comandante da reserva do Corpo de Bombeiros Silas Varela Sendin; o capitão Bruno Pena, subcomandante interino do 16º Grupamento de Bombeiros de Piracicaba; o capitão Paulo Ricardo Rossetti; o capitão Eduardo Pansonato; o vice-presidente da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Rodrigo Santos; e o superintendente administrativo da Unimed Piracicaba, Sérgio Fortuoso.

Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Homenagem

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas