EM PIRACICABA (SP) 29 DE NOVEMBRO DE 2019

Membro do Movimento Direita Piracicaba defende CPI do Semae

Adriana Cristina Moreti esteve na Câmara, na 71ª reunião ordinária




Toque na imagem para aumentar

Munícipe ocupou a Tribuna Popular

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




Membro do MDP (Movimento Direita Piracicaba), Adriana Cristina Moreti esteve na 71ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (28), para abordar o tema Regimento Interno da Câmara. Ela também comentou sobre a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar os problemas de fornecimento de água na cidade e os reajustes promovidos pelo Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) nas contas residenciais e comerciais.

Adriana citou a Constituição Federal, que permite a cada município criar suas próprias leis e regimentos internos, desde que as normas não infrinjam as leis federais e estaduais. "Até mesmo o ISS a Prefeitura pode estabelecer as alíquotas para cada serviço, desde que dentro das normas de lei complementar federal. Na legislação, precisa-se respeitar a hierarquia, e nenhum município é soberano. Deve-se obedecer a norma no que diz respeito à instauração de CPI na cidade", declarou.

Segundo a munícipe, a reclamação sobre os valores das contas e da falta de água não é pontual. "Onde quer que eu esteja, o que mais escuto é que mulheres como eu, que trabalham fora e cuidam da casa, chegam a seu lar para lavar a roupa e a torneira está seca e sem água. Isso já se prolonga há mais de dois anos", completou, ao lembrar ainda da coleta de assinaturas que pediu a instauração de uma CPI.

Ela fez menção ao projeto de resolução 7/2019, dos vereadores Paulo Serra (CID) e Laércio Trevisan Jr. (PL), que sugere alterações ao Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Piracicaba no que diz respeito a assinatura de um terço dos vereadores para requerimentos.

"A Lei Orgânica do Município está atrelada ao Regimento Interno, os dois falam a mesma língua. A Constituição Federal diz que toda CPI será criada mediante requerimento de 1/3 dos parlamentares, nada mencionado sobre votação em plenário e aprovação da maioria. Ou seja, deve prevalecer o texto da Constituição Federal. Se acompanhassem o texto, a CPI, na época, teria sido instalada. Qual o motivo de o projeto de resolução não ter sido pautado na Câmara? Por que os representantes do povo se julgam superiores a ponto de acharem que não devem seguir a Constituição Federal?", questionou a munícipe.

Os questionamentos foram respondidos pelo presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (MDB), após o pronunciamento, também na Tribuna Popular, do munícipe José Edvaldo Brito.

Tribuna Popular

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas