
Vereador cobra melhorias asfálticas em ruas do São Dimas
Apelo é feito pelo vereador Rerlison Rezende, autor da moção de apelo 92/2025, aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira
Rerlison Rezende repercutiu na tribuna a moção de apelo de sua autoria
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)O apelo da Câmara Municipal de Piracicaba para que não haja a paralisação das atividades de equoterapia desenvolvidas pela Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo) foi aprovado com a moção 92/2025, durante a 27ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (19).
A propositura foi apresentada pelo vereador Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho, e é assinada por outros dez parlamentares. O apelo dirige-se à direção da Esalq e ao reitor da USP.
O projeto de equoterapia, iniciado em agosto de 2001 no Setor de Equinocultura do Departamento de Zootecnia da Esalq, oferece tratamento terapêutico e educacional complementar, utilizando o cavalo como instrumento de reabilitação de pessoas com deficiência física, neurológica ou mental e promovendo melhorias no desenvolvimento físico, psíquico, cognitivo e social dos participantes.
Atualmente, atende semanalmente cerca de 20 pacientes —entre crianças, adolescentes e adultos—, priorizando famílias em situação de vulnerabilidade social e acolhendo pacientes com diferentes tipos de deficiências físicas, mentais e psicológicas.
Relinho destaca "os expressivos resultados alcançados, evidenciados pela melhoria na qualidade de vida dos atendidos, com avanços significativos no desenvolvimento motor, emocional, psicológico e social, bem como o apoio fundamental oferecido às famílias".
Os cavalos utilizados nas sessões, observa o vereador, "são, em sua maioria, animais resgatados de situações de maus-tratos e abandono, que, graças à dedicação técnica e humanizada da equipe envolvida no projeto, são reabilitados, treinados e integrados ao processo terapêutico".
O autor da moção de apelo diz que "a interrupção deste serviço representaria uma perda inestimável para a comunidade, especialmente para as famílias em situação de vulnerabilidade e para os pacientes que dele dependem como parte essencial de seu processo de reabilitação e inclusão".
"Diante da iminência de eventual interrupção ou suspensão das atividades do projeto, apelamos à direção da Esalq-USP para que reconsidere qualquer decisão nesse sentido, preservando e assegurando a continuidade deste programa de reconhecidos valores social, terapêutico e humano, cuja importância para a população de Piracicaba e região é incontestável", afirma o vereador.
Relinho repercutiu o teor da moção de apelo na tribuna, durante a reunião ordinária. "Meu filho participa dessa ecoterapia, eu o levo toda terça-feira para fazer aula lá. O professor está aposentando e vai assumir um outro professor, que disse que não tem a intenção de continuar o projeto. A Esalq só existe porque recebe dinheiro público, de impostos. É um absurdo chegar e dizer que o tratamento das crianças vai cessar. Não dá para a Esalq, o que ela recebe de verba, chegar e simplesmente dizer que vai encerrar as programações", criticou o parlamentar.
Vereador cobra melhorias asfálticas em ruas do São Dimas
PL sobre afixação de Carta de Direitos em escolas é aprovado em segundo turno
Reformas no Barão da Serra Negra adequam estádio a normas da Federação Paulista
"Dia Municipal do Samba" será incluído no calendário oficial de Piracicaba
Vereador solicita melhorias em acesso ao Parque Piracicaba
Vereador questiona falta de insumos e médicos em duas UBSs da cidade
Deputado assume compromisso com repasse de recursos para castração e insumos
Requerimento busca esclarecimentos sobre Equipes Multiprofissionais na Saúde
Câmara aprova homenagens a líderes, instituições e esportistas locais
Imobiliária receberá moção de aplausos da Câmara por 45 anos de atuação
Projeto autoriza abertura de crédito de R$ 200 mil no Orçamento da Guarda Civil
Sinal sonoro em ônibus é aprovado em segunda discussão
Vereador discute implantação de escolinha de futebol em Artemis
Vereador solicita informações sobre acolhimento das pessoas em situação de rua
Requerimento pede informações sobre segurança do trabalho e saúde dos servidores