EM PIRACICABA (SP) 13 DE MAIO DE 2021

Moção reforça apelo por unidade da Rede Lucy Montoro no Município

Vereador André Bandeira (PSDB) defende implantação do serviço desde o início de 2019 e chegou a entregar solicitação ao governador.




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Coordenador de campanha em defesa da instalação de uma unidade da Rede Lucy Montoro no Município, o vereador André Bandeira (PSDB) apresentou uma nova a moção de apelo 68/2021, aprovada no último dia 29, em que reforça solicitação. Desde a inauguração da primeira unidade em São Paulo, em 2009, o vereador luta para que uma unidade seja instalada em Piracicaba. 

Já foram encaminhados diversos pedidos, em diversas moções de apelo, como as 90/2013, 67/2017, 85/019 e 123/2019. Também houve mobilização em abaixo assinado totalizando mais de 22 mil assinaturas que foram entregues pessoalmente ao governador João Dória, quando visitou Piracicaba, em dezembro de 2019. 

“É importante que exista um volume de solicitações para mostrar ao governador que a população de Piracicaba está engajada na campanha para trazer essa unidade para cá”, comentou o vereador, quando recolhida adesões ao abaixo-assinado.

Na propositura deste ano, novamente o vereador retrata o objetivo da unidade Lucy Montoro em proporcionar o “melhor e mais avançado” tratamento de reabilitação para pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras. Ele reforça ainda a importância da reabilitação que a rede promove atualmente, aos pacientes que necessitam de tratamentos após contraírem a Covid-19. "As sequelas da doença são muitas e deixam muitas pessoas precisando de fisioterapia e tratamentos, oferecidos pela unidade", diz. 

A rede desenvolve programas de reabilitação específicos, de acordo com as características de cada paciente. Os tratamentos são realizados por equipes multidisciplinares, composta por médicos fisiatras, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos e fonoaudiólogos. 

Atualmente, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro conta com unidades em funcionamento em todo o Estado e realiza mais de 100 mil atendimentos por mês. Estão em funcionamento as unidades Campinas, Clínicas, Fernandópolis, Lapa, Marília, Mogi Mirim, Morumbi, Pariquera-Açu, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Umarizal e Vila Mariana.

O parlamentar acrescenta, ainda, que Piracicaba inaugurou o Hospital Regional que atende 27 cidades da região que fazem parte do Aglomerado Urbano e DRS-X. “Diante disso, vemos a possibilidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro ser instalada junto a este hospital”, destacou. Juntos, estes municípios somam cerca de 1,5 milhão de habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2018.

Saúde Legislativo André Bandeira

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas