EM PIRACICABA (SP) 09 DE OUTUBRO DE 2019

Moradores do Jardim Astúrias levam demandas do bairro a Pedro Kawai

Vereador foi na manhã desta quarta-feira (9) visitar o local




Toque na imagem para aumentar

Munícipes querem limpeza do local, instalação de iluminação e calçada

Crédito: Leandro Trajano

A criação de uma área de lazer foi reivindicada pelo morador do Jardim Astúrias, Wilson Roberto Ali, que encaminhou algumas demandas ao vereador Pedro Kawai (PSDB) nos últimos dias. Na manhã desta quarta-feira (9), o parlamentar foi ver de perto as melhorias que precisam ser feitas no local, com mais sete munícipes que acompanharam a visita.

Segundo Ali, a criação da área é necessária pois, para que os moradores possam ter lazer, precisam ir até o bairro 1º de Maio, sendo que há uma enorme área de APP (Área de Preservação Permanente), por toda a rua Manoel Alexandre Tavares de Brito. “Muitas pessoas caminham por aqui, e há um abandono de lixo nesse local, até mesmo dos moradores do bairro. Sem contar na segurança que também é necessária, pois muitas pessoas se escondem atrás desse matagal, e como não há iluminação, é muito perigoso. Também seria interessante a criação de um Centro Comunitário nesse local. Há um espaço bem grande para isso”, disse.

O cadeirante Whashington Luís Frangopoulos Marques reforçou que também quer uma academia ao ar livre, que fosse adaptada para ele. “No final dessa rua tem várias atividades, porém, não é para adultos. Gostaria muito de poder ter um momento para lazer e fazer exercícios, porém, aqui não é possível”, disse.

Para o munícipe Adjoelce Guerra da Silva, que é morador há 19 anos do local, é crucial a mudança de uma mão só dessa rua, pois há uma movimentação muito grande de carros, ainda mais no cruzamento com a rua Jurandyr Souto. “Uma vez, quando estava de moto, quase um carro bateu em mim. Nós temos que nos unir para reivindicarmos nossos direitos, porque se não nunca será resolvido", advertiu.

Quando percorria a rua junto dos munícipes, Kawai notou um posto de luz sem iluminação, com um galho de árvore quebrado, o que justifica ainda mais, segundo o vereador, a colocação de luzes no local. “Nós precisamos que vocês se unam. Seria muito interessante que vocês se juntassem e colocassem aquelas câmeras que todos têm acesso a senha, assim vocês podem ver e identificar quem são as pessoas que jogam lixo e não cuidam do local. Outra coisa interessante também seria que criassem um grupo no WhatsApp para que ficassem sempre conectados um com o outro e avisassem quando virem algo diferente no bairro”, sugeriu Kawai.

O parlamentar confirmou aos moradores que irá pedir que o Executivo coloque iluminação no local, faça limpeza e podas das árvores, instalação de calçada e placas que sinalizem o lixo. Kawai também reforçou que iria pedir para que a base da Polícia Militar passasse mais pelo local para a segurança do bairro e a colocação de alambrado na área de campo. Em relação ao Centro Comunitário, o vereador também analisará com a prefeitura sua possível criação.

VESTIÁRIO – O parlamentar também foi ver o vestiário do campo de futebol do 1º de Maio, localizado no final da rua Manoel Alexandre Tavares de Brito, a convite do morador Agenário Pinheiro dos Santos. Segundo o munícipe, as paredes do local estão trincadas e as portas em situação crítica para fechar.“Eu mesmo sempre cuido daqui, então tenho certeza que se melhorarem nós continuaremos cuidando”, disse Agenário.

Kawai disse que trará um engenheiro da prefeitura para analisar o local.

Infraestrutura Urbana Pedro Kawai

Texto:  Ana Caroline Lopes
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas