EM PIRACICABA (SP) 09 DE DEZEMBRO DE 2019

Moschini homenageará Mário Monteiro Terra em denominação

Área de acompanhamento viário localizada no entroncamento das ruas Assis chateaubriand e Cardeal Arco Verde, no bairro Nova Piracicaba, será denominada.




Toque na imagem para aumentar

Propositura foi aprovada nas reuniões ordinária e extraordinária

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




O vereador Ronaldo Moschini (CID) homenageará Mario Monteiro Terra, em denominação de área de acompanhamento viário, localizada no entroncamento das ruas Assis Chateaubriand e Cardeal Arco Verde, no bairro Nova Piracicaba. O projeto de lei 220/2019, de sua autoria, foi aprovado em primeira discussão nesta segunda-feira (9), na 74ª reunião ordinária, e em segunda discussão na 21ª reunião extraordinária, na madrugada de segunda para terça-feira (10).

O homenageado nasceu em Laranjal Paulista, em 22 de março de 1939, filho de Aracy de Moraes Terra e Zoraide Monteiro Terra. Mario casou-se em 1969 com Nilda Fillet Terra e tem dois filhos: Estela Mara e Maurício; e um neto, Enzo Marco.

Mario Monteiro Terra formou-se como cirurgião dentista em 1962 pela FOP/Unicamp (Faculdade de Odontologia de Piracicaba/ Universidade de Campinas).

Em 1976, Mario concorreu ao cargo de vice-prefeito de Piracicaba, ao lado do engenheiro Romeu Ítalo Ripoli, pela Arena. Em 1977, recebeu a comenda Puente de Hermandade, do Lions Clube Argentina. Entre os anos de 1977 e 1978, presidiu o Lions Centro e, em 1981, foi assessor de imprensa do Distrito L5.

Em 1983 obteve o título de doutor na área de farmacologia e começou a trabalhar na Unicamp, onde implantou o Cecom (Centro de Saúde da Comunidade Universitária) e colaborou com o “Projeto Catarata”, executado sob supervisão do médico Newton Kara José e por Nelson Pinotti.

Além disso, Mario incentivou a criação do Banco de Olhos da Santa Casa de Piracicaba, coordenado por Legardeth Consolmagno, e apoiou Edmar Kiehl na implantação do Paraíso das Crianças e do Zoológico Municipal. Mario também coordenou a fundação da Apaspi (Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba), com o idealizador rotariano Julio Lazaro Sierra.

Ele foi membro do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Piracicaba e da Academia Piracicabana de Letras.

Em 2000 aposentou-se como coordenador de serviços sociais. Após isso, atuou como membro da Associação dos Aposentados da Unicamp e da Associação dos Ex-alunos da FOP-Unicamp. Em outubro de 2018, recebeu o Título de Cidadão Piracicabano do vereador Ronaldo Moschini.

“A homenagem foi aprovada por todos os vereadores da Câmara e reconheceu os relevantes serviços prestados à cidade de Piracicaba, por contribuir para a evolução social, política, esportiva, educacional, filantrópica e da área da saúde no município de Piracicaba”, disse Moschini.

O vereador utilizou a tribuna da 74ª reunião ordinária para agradecer aos parlamentares pela aprovação da propositura. Moschini citou os projetos com os quais Mario Monteiro Terra contribuiu e lembrou que Mario recebeu o título de Cidadão Piracicabano. "Muito obrigado a todos e que ele seja lembrado com mais essa homenagem", disse Moschini.

Legislativo Ronaldo Moschini

Texto:  Larissa Souza
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas