EM PIRACICABA (SP) 30 DE MARÇO DE 2021

Município pleiteia convênio de interesse turístico com Estado

Rejeitado em 2018, por erro em documentação, busca por benefício foi retomada pela responsável da área na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.




Toque na imagem para aumentar




A busca pela assinatura do convênio de MIT (Município de Interesse Turístico) com o Governo do Estado de São Paulo foi retomada na nova gestão do setor dentro da Administração do prefeito Luciano Almeida (DEM). Antes ligadas à Semac (Ação Cultural), as ações do setor agora estão locadas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, sob a responsabilidade de Rose Massarutto. 

“Desde o primeiro, dentro do nosso plano, é a gente conseguir ser MIT”, disse Rose, que já atuou na pasta quando era uma secretaria, na gestão de 2013-2016, e agora retorna como diretora de turismo na Semdettur – denominação que ainda necessita de aprovação de projeto de lei na Câmara. Ela participou da live no perfil do Instagram do Parlamento Aberto na quinta-feira (25). 

Rose explica que o convênio com o governo estadual possibilitaria o repasse de cerca de R$ 700 mil anuais para investir em infraestrutura turística. “Ou seja, com esse dinheiro, não poderia ser feito outra coisa a não ser aplicado na área, por isso é interessante”, destaca. Ela lembra que quando se torna MIT, o Município entra na faixa de promoção do Governo do Estado como destino. “É um marketing muito interessante e nos coloca como uma escolha”, disse. 

O convênio deveria ter sido aprovado entre os anos 2017 e 2018, no entanto, a documentação apresentada na ocasião foi julgada incorreta. “Mesmo com a entrada com um projeto na Assembleia Legislativa, a proposta não prosperou, já que era necessário fazer correções nestes documentos”, lembra. 

Neste tempo, as 140 cadeiras disponibilizadas pelo Governo do Estado para firmar o convênio de MIT foram preenchidas, dificultando a conquista por novas cidades. Mesmo com o apoio dos deputado estaduais Roberto Morais (Cidadania) e Professora Bebel (PT), que apresentaram propostas na Alesp para incluir Piracicaba, ainda não foi possível a assinatura do convênio. 

“O que mais dificulta, hoje, é que não tem vagas de MIT disponíveis pelo Governo do Estado”, explica Rose. Ela lembra, no entanto, que há duas possibilidades de a cidade tentar o convênio: ou se aumentam as vagas, o que surgiria a possibilidade de Piracicaba ser incluída, ou algum que hoje tenha o convênio não apresente as condições necessárias de manter a parceria. 

“Mas é uma meta deste governo (buscar o convênio com o Estado), desde o primeiro dia desta gestão”, enfatizou, ao lembrar que a mesma posição é compartilhada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômioco, José Luiz Guidotti Júnior. “Estamos trabalhando todos juntos, incluindo com o Conselho Municipal de Turismo, para destacar esse nosso objetivo”, definiu.

ACESSE O CONTEÚDO
As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.

As entrevistas também podem ser conferidas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba e, ainda, no podcast produzido pela Rádio Câmara Web.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, cadastre-se na lista de transmissão do Whatsapp neste link.

Parlamento Aberto

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas