EM PIRACICABA (SP) 27 DE SETEMBRO DE 2019

Nancy reforça importância de ações do Fórum de Arborização Urbana

Parlamentar utilizou a tribuna na 54ª reunião ordinária




Toque na imagem para aumentar

Vereadora Nancy Thame na 54ª reunião ordinária

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




“Falar de arborização urbana parece algo simples, mas não é. As árvores, que muitas vezes tratamos sem a devida importância, estão em um ambiente artificial e nós precisamos da arborização”, disse a vereadora Nancy Thame (PSDB), durante a 54ª reunião ordinária nesta quinta-feira (26).

A parlamentar estava se referindo aos resultados das reuniões do Fórum de Arborização Urbana, que é de sua autoria e dos vereadores Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), Lair Braga (SD) e Laércio Trevisan Jr. (PL), por meio do decreto legislativo 2/2019, aprovado em março.

Para Nancy, as "rédeas" foram perdidas quando se presenciou o êxodo rural e as cidades cresceram desordenadamente no Brasil com o processo migratório. “Nós sabemos dos impactos ambientais e o quanto a arborização faz falta”, disse.

Nancy mencionou a última reunião, que aconteceu na sexta-feira passada (20), em que estiveram presentes o secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, técnicos da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) e professor Demóstenes Ferreira da Silva Filho, da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo).

A parlamentar reforçou que o mais difícil já foi feito. “Hoje se tem um conhecimento maior das árvores que se adaptam em condições de solo mais raso. Engana quem fala que Piracicaba só tem solo raso. Piracicaba é um município que tem uma maior diversidade de solos. Nós temos área com terras roxas. Nós temas áreas com base de arenito e pedregosos", contou.

Dentre os temas levantados após a reunião, de acordo com Nancy, foi a necessidade de se revisar a legislação sobre arborização. “Nós não devemos colocar coisas pontuais nesse momento, pois tem um fórum em andamento”, disse, sobre a importância de pensar no assunto de forma global e ampla.

Leia mais:

Em 1ª reunião, Fórum foca como vencer resistência a plantio de árvores

Fórum de Arborização Urbana Nancy Thame

Texto:  Ana Caroline Lopes
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas