EM PIRACICABA (SP) 05 DE SETEMBRO DE 2019

Nelson Sabino recebe nesta sexta título de 'Piracicabanus Praeclarus'

Homenagem será entregue pelo vereador Wagner Oliveira, o Wagnão.




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


O engenheiro agrônomo Nelson Paulieri Sabino receberá nesta sexta-feira (6) título de "Piracicabanus Praeclarus", conforme propositura de autoria do vereador Wagner Oliveira, o Wagnão (PHS), durante solenidade que será realizada no salão nobre da Câmara com início às 19h30.

Nascido no distrito de Ibitiruna, onde viveu até os 7 anos, Nelson mudou-se em seguida para a zona urbana da cidade junto com o pai, Natalio Zanotta Sabino, a mãe, Assunta Paulieri Sabino, e os quatro irmãos.

O homenageado cursou o primário no Colégio Piracicabano, o ginásio e o científico no Colégio Dom Bosco e engenharia agrônoma na Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo), onde também fez pós-graduação em nutrição mineral de plantas, obtendo o título de doutor em agronomia em 1973.

Nelson está casado há 50 anos com Valdívia Stolf Sabino. Eles têm uma filha, Juliana, que é casada com Fernando Martins, e uma neta, Maria Fernanda.

Em 1967, Nelson ingressou no Instituto Agronômico de Campinas, onde ocupou uma série de cargos: chefe da Seção de Tecnologia de Fibras, diretor da Divisão de Plantas Industriais, diretor do Centro de Grãos e Fibras, diretor do Serviço de Divulgação Técnico-Científica, coordenador de Pesquisa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo até ser eleito pelo corpo de pesquisadores científicos o diretor-geral do Instituto Agronômico de Campinas.

Ainda no Instituto Agronômico de Campinas, Nelson comandou, por 36 anos ininterruptos, atividades de investigação científica na Seção de Tecnologia de Fibras, envolvendo a cultura do algodoeiro com ênfase para a qualidade tecnológica da fibra e do fio.

Hoje aposentado do serviço público, Nelson dedica-se principalmente às atividades agropecuárias de sua propriedade rural, a Quinta das Palmeiras, situada em Ibitiruna. Ele também integra os grupos dos alunos pioneiros do Colégio Salesiano Dom Bosco, a Comissão do Jubileu de Ouro da Turma F-66 da Esalq e a coordenação, desde 2005, das atividades do Grupo dos Pesquisadores Científicos Aposentados do Instituto Agronômico de Campinas, composto por 140 colegas.

Câmara Wagner Oliveira

Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas