EM PIRACICABA (SP) 01 DE DEZEMBRO DE 2020

No quinto mandato, André Bandeira mantém luta pela acessibilidade

Instalação de unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro e criação de um Centro de Referência e Atendimento ao Autismo na cidade estão entre propostas do vereador




Toque na imagem para aumentar

O vereador foi eleito com 2.484 votos

Crédito: Leandro Trajano


Eleito com 2.484 votos, o vereador André Bandeira (PSDB) pretende trabalhar, no próximo mandato, com ações voltadas, principalmente, à inclusão e à acessibilidade. Dentre as propostas do parlamentar estão a inserção de intérpretes de libras em espaços públicos, reivindicação que já foi tema de proposituras do parlamentar, como a moção de apelo 146/2014, que solicitava a inclusão de intérpretes em CFC's (Centros de Formação de Condutores) ou a indicação 2.860/2017, que pedia a criação de um Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais – Libras e Guias-Intérpretes para Pessoas com Deficiência Auditiva no município.

"Nós precisamos levar libras para todas as unidades de Saúde, para as escolas, para a iniciativa privada, porque nós temos um grande número de surdos que moram em Piracicaba e eles precisam ter a sua cidadania respeitada", disse.

A promoção de ações afirmativas para a o auxílio de pessoas com todos os tipos de deficiência é tema constante de solicitações e ações do vereador. Em diálogo com o Comdef (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência), o parlamentar atua em pautas de diferentes setores, como a mobilidade urbana, presente nas solicitações de instalação de sinais sonoros no trânsito, ou a criação de instituições para auxiliar pessoas com deficiência, que se relaciona com a proposta de instalação de unidade da rede de Reabilitação Lucy Montoro em Piracicaba.

O projeto é tema de reivindicações do vereador desde o ano de 2009 e, no ano passado, motivou a criação de um abaixo-assinado, por meio do qual foram coletadas mais de 20 mil assinaturas, entre pessoas e entidades. A proposta já foi discutida também com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e outros representantes do estado.

Segundo o vereador, os processos que podem levar à construção da unidade foram interrompidos em 2020 devido à pandemia, mas serão retomados em 2021.

A unidade auxiliará pessoas com deficiências físicas, motoras e sensório-motoras de Piracicaba e de mais 26 cidades do estado de São Paulo. Para André Bandeira, a unidade é ainda mais necessária neste momento, visto que há pessoas que foram contaminadas pelo coronavírus,  que provoca danos neurológicos que dificultam a locomoção.

“A gente precisa, urgentemente, ter uma unidade da Rede Lucy Montoro no município e esse trabalho vai continuar, vamos continuar cobrando. Tenho certeza que isso logo se tornará uma realidade”, comentou.

O vereador também atua, por meio do diálogo com entidades e moradores, para a criação de um Centro de Referência e Atendimento ao Autismo em Piracicaba.

André Bandeira nasceu em Piracicaba, em janeiro de 1975, é casado e não tem filhos. Ele é formado em administração de empresas e possui MBA em Marketing, ambos pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

Filho de comerciantes, André trabalhou durante um longo período de sua vida na empresa de seus pais, executando trabalhos em diferentes setores do negócio, como caixa, repositor, vendas, compras, entre outras.

Em 1996, quando sofreu um acidente automobilístico no cruzamento da Avenida Armando de Salles Oliveira com a Rua Voluntários de Piracicaba, ele continuou a trabalhar na empresa, mas a distância, no formato home office.

Neste período, após muito estudo de forma autodidata, André especializou-se na área de informática e empreendedorismo. Com a especialização, passou a dar aulas de empreendedorismo no curso de fisioterapia da Faculdade Anhanguera.

Hoje, o parlamentar possui alguns empreendimentos na cidade, mas se dedica, prioritariamente, ao seu mandato.

O vereador acredita ter uma base eleitoral ampla, que atende a diferentes demandas da cidade, contudo, as vivências atreladas às dificuldades da pessoa com deficiência, para ele, o aproximam das pautas relacionadas a "acessibilidade" e a "inclusão", temas de lutas que iniciaram-se já no momento da primeira posse do parlamentar.

Em 2005, quando assumiu seu primeiro mandato, a Câmara não possuía adaptações para as pessoas com deficiência, o que impossibilitava André Bandeira de acessar espaços como o plenário. “Eu me orgulho por participar de um momento de transformação na cidade e ser o primeiro vereador cadeirante eleito em Piracicaba. Nós mudamos a realidade, não só da Câmara, mas da cidade, no modo de olhar a inclusão”, afirmou.

Além das propostas relacionadas à inclusão, à capacitação profissional também é tema do plano de trabalho de André Bandeira. Com o intuito de promover discussões sobre o tema, o ele realizou lives com profissionais da área durante o período da pandemia, como meio de comunicar-se com seus eleitores a distância.

"Fiz várias lives com convidados da área de RH, de empresas, buscando levar informações para as pessoas que estão sofrendo com o desemprego que já era alto e, infelizmente, aumentou com a pandemia. A gente tem um trabalho bem forte nessa questão de capacitar as pessoas e buscar a inserção no mercado de trabalho", comentou.

Ele também trabalhará, em diálogo com o Executivo, para a fomentação da vinda de novas empresas para a cidade e o auxílio de profissionais que foram prejudicados de alguma forma pela pandemia. André Bandeira também promoverá ações para amparar pessoas que pretendem empreender de forma autônoma.

O parlamentar inicia, no ano que vem, o seu quinto mandato. Para ele, a campanha eleitoral deste ano foi “uma das mais difíceis que participou”. Como forma de driblar essas dificuldades, o vereador concentrou as ações de sua campanha nas mídias digitais, o que promoveu o aumento do número de seguidores em suas redes sociais.

Dentre os momentos de destaque dos seus mandatos, o parlamentar também elencou o contato com a população durante a pandemia. “Sem colocar em segundo plano todas as experiências vividas por mim durante todos os mandatos, o contato com a população, realizado pela minha equipe desde o início dos trabalhos remotos, foi um momento de destaque na minha trajetória. Nós disponibilizamos todos os telefones, o meu e os dos meus assessores, para estabelecer contato e atender as demandas da população”, comentou.

Na pandemia, com o intuito de atuar contra as fake news disseminadas nas redes sociais, o vereador e sua equipe também disseminaram publicações para orientar a população sobre a pandemia e temas de relevância.

Para ele, os projetos que desenvolveu em benefício, principalmente, da inclusão de pessoas com deficiência durante todos os seus mandatos e o contato frequente com a população e as demandas do município foram os principais motivos de sua reeleição. “Eu estou aqui não pela cor dos meus cabelos, não por estar em uma cadeira de rodas, mas pelo trabalho que eu e a minha equipe desempenhemos”, disse.

Eleições 2020 Parlamento Aberto Nas Urnas André Bandeira

Texto:  Larissa Souza
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas