EM PIRACICABA (SP) 25 DE SETEMBRO DE 2020

O autismo me tornou uma mãe melhor, diz entrevistada em live

Elisangela Freitas da Fonseca Pires participou da live desta quinta-feira (24) do programa Parlamento Aberto, com o tema “Vamos falar sobre o autismo? ”.




Toque na imagem para aumentar

Elisangela foi a entrevistada da live desta quinta-feira (24) do Parlamento Aberto





“Quando as pessoas me perguntam o que é o autismo eu digo para imaginarem um caminho em linha reta até um ponto. Para chegar até ele, a gente segue o caminho determinado, já o Pedro usa vários trajetos para chegar até o ponto porque ele gosta de explorar o caminho”, disse Elisangela Freitas da Fonseca Pires na live desta quinta-feira (24) do programa Parlamento Aberto.

Ela detalhou a experiência com Pedro, seu filho caçula, que recebeu o laudo de TEA (Transtorno do Espectro Autista) há três anos. Ela contou que notou mais sinais do TEA quando Pedro estava na transição do maternal para o jardim. Na época, ele era descrito pelas professoras como uma criança quieta, que preferia se isolar dos colegas de sala.

Com dúvidas, ela procurou uma pediatra, foi encaminhada a uma neuropediatra e realizou vários exames até receber o laudo, um ano após o início do processo. Depois de receber o laudo, Elisangela conseguiu, através do sistema público de saúde, que Pedro iniciasse um tratamento multidisciplinar.

Ela relatou que passou por um processo de adaptação até compreender e adquirir informações sobre o espectro autista para transmitir para sua família. Hoje, consegue explicar as características do TEA para outras pessoas e aprender com o processo de desenvolvimento de Pedro. “O autismo me tornou uma mãe melhor”, disse.

Elisangela destacou que enfrenta dificuldades para conseguir atendimento com uma fonoaudióloga especializada em autismo para o Pedro. De acordo com ela, esta é uma dificuldade de outras mães, visto que a fonoaudióloga especializada em autismo que atendia pela Secretaria de Saúde aposentou-se há alguns anos e ainda não foi substituída.

Em relação ao tratamento, Elisangela também detalhou a experiência do Pedro com a equoterapia, tratamento realizado por meio do contato com cavalos e a natureza. O tratamento, que é desenvolvido pela Instituição Cavalgada em parceria com o CAPS, busca aperfeiçoar as noções de espaço, sensações e comunicação.

“O Pedro faz equoterapia há um ano e sete meses e ele já evoluiu muito na parte de se comunicar com os meninos, de captar tudo que está em volta, de conversar com eles”, comentou.

O período da equoterapia, para Elisangela, também é um momento de contato com outras mães para a troca de experiências e informações sobre o autismo. Elisangela disse que o compartilhamento de ideias é importante para o suporte das mães, tendo em vista que o processo de adaptação é difícil e muitas mães sofrem com a depressão.

“Muitos pais acabam abandonando as mães no processo e uma mãe tem que apoiar a outra. No começo eu entrei em depressão, eu fiz tratamento no CAPS de saúde mental e tomei medicamentos. Eu tive que me tratar para poder tratar meu filho”, disse.

Durante a live, ela também falou sobre a experiência de orientar seus filhos em suas atividades escolares no período de isolamento social. “O meu dia tem sido bem corrido. As professoras me passam bastante informações e a gente vai tirando as dúvidas, tudo pelo WhatsApp. Quando eu acho que não consigo, a professora faz uma vídeo chamada com ele”, comentou.

ACESSE O CONTEÚDO - As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.

As entrevistas também podem ser conferidas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba e, ainda, no podcast produzido pela Rádio Câmara Web.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, cadastre-se na lista de transmissão do Whatsapp neste link.

Parlamento Aberto Câmara Inclusiva

Texto:  Larissa Souza
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas