EM PIRACICABA (SP) 14 DE FEVEREIRO DE 2020

Orador critica 'indústria da multa' e reclama de ruas esburacadas

Para José Carlos Magazine, radares instalados nas ruas de Piracicaba têm sido usados mais para multar do que para educar os motoristas.




Toque na imagem para aumentar

José Carlos Magazine ocupou a Tribuna Popular da 4ª reunião ordinária

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499




Ao ocupar a Tribuna Popular nesta quinta-feira (13), na 4ª reunião ordinária de 2020, José Carlos Magazine criticou o que ele chamou de "indústria da multa" em Piracicaba. Para o orador, os quase 60 radares instalados nas ruas da cidade têm sido usados mais para multar do que para educar os motoristas.

"A atual administração não tem interesse nenhum em educar o povo piracicabano, mas, sim, o de arrecadar dinheiro e limpar o bolso da população", criticou. Para Magazine, embora a maioria das empresas tenha enfrentado problemas financeiros em 2019, as administradoras de radares inteligentes, no entanto, têm faturado "valores exorbitantes".

O "número excessivo" de radares instalados na cidade levou o orador a suspeitar de possíveis irregularidades no serviço. "Fizemos uma denúncia no Ministério Público solicitando que as empresas sejam investigadas. Precisamos saber de que forma elas vêm participando de licitações e quem são as pessoas que estão por trás delas", advertiu.

O orador também reclamou da existência recorrente de buracos nas ruas da cidade e de como eles têm afetado o cotidiano e causado prejuízos para motoristas e pedestres. "Imagino que o prefeito deve andar de helicóptero e não de carro, porque não é possível que ele não tenha observado a quantidade de buracos nas ruas. Onde está sendo investido o dinheiro arrecadado pela 'indústria da multa' se nem as ruas são recapeadas? O povo não aguenta mais buracos e multas", protestou.

Magazine aproveitou a ocasião para parabenizar o prefeito e os vereadores de Penha (SC) por "expulsarem" a Aegea Saneamento da cidade. De acordo com ele, a empresa, que também é responsável pelo esgoto em Piracicaba, começou a promover as mesmas irregularidades contratuais que pratica no município, aumentando os valores da conta de água e descartando o esgoto em lugares impróprios.

"Os vereadores de Penha criaram uma Comissão de Estudos, o Ministério Público e o Tribunal de Contas também denunciaram, e a empresa teve a concessão cassada e teve que se retirar da cidade. Em Piracicaba, mesmo com todas as denúncias que fizemos, nada disso aconteceu", observou Magazine. Ele sugeriu, ainda, que assuntos como a instalação de novos radares e o aumento na tarifa de água também passem por votação no plenário da Câmara.

Tribuna Popular

Texto:  Raquel Soares
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas