EM PIRACICABA (SP) 07 DE DEZEMBRO DE 2021

Os artistas precisam ser abraçados, diz Elson de Belém em homenagem

Moção de aplausos 235/2021, do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), foi entregue na noite desta segunda-feira (6), no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”




Toque na imagem para aumentar

Moção de aplausos 235/2021 foi entregue na noite desta segunda-feira (6)

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Produtor cultural e colunista da revista Pirarazzi, Elson Ferreira Viana, mais conhecido como Elson de Belém, foi homenageado pela Câmara Municipal de Piracicaba, na noite desta segunda-feira (6), com a entrega da moção de aplausos 235/2021, do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL). “Nós todos sabemos que a nossa classe foi a mais atingida com a pandemia, a primeira a parar e a última a retornar, por isso os artistas precisam ser abraçados”, disse.

Natural de Belém, capital do Estado do Pará, Elson é também um agitador da área na cidade, responsável pelo evento, realizado no domingo (5), para entrega do Prêmio Pirarazzi de Cultura, no Teatro do Engenho Central, e que enalteceu a atuação de artistas de diversas áreas. É ainda palestrante, roteirista, contador de histórias (especialista em lendas amazônicas), locutor, ator, diretor teatral e técnico em artes cênicas com vasta experiência no País.

Autor da homenagem, o vereador Trevisan Jr. destacou as ações do homenageado, que, mesmo sob tantas diversidades contribui para o desenvolvimento da arte na cidade. “E que hoje atua junto ao poder público para desenvolver as diversas ações no Município, mostrando que Piracicaba está com a área da cultura bastante ativa”, disse, ao lembrar da gestão do professor Adolpho Queiroz à frente da Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural).

HISTÓRICO - Elson desabrochou no mundo artístico de forma despretensiosa, aos 16 anos, nas eliminatórias do processo seletivo para calouro na Caravana do Programa do Chacrinha em Belém/PA, no ano de 1980. Levou o troféu “abacaxi” e com isso quase desistiu de continuar na área. Porém, o “não” que recebeu neste primeiro fatídico teste foi um desafio.

Iniciou no Teatro em 1988 na Cia GENTS`PA do Sesc Belém com a peça “Tragédia Numa Caixa de Brinquedos”, texto de Érico Verissimo e dirigido por Carlos Alberto Viegas. Entre outros espetáculos que atuou ainda no Sesc, foram "Kizomba” (Sesc Pará), “Liberdade–liberdade” (UNAMA), “Aconteceu na rua” (CESUPA), “Casamento de doido” (FAZ), “O repente de repente” (UVA), “Quase mulher” (UVA). Em 2003 fundou a área de teatro na Associação de Cegos do Pará e em 2006 fundou o grupo com funcionários da Granado.

No ano de 2012, já em Piracicaba, entrou para CIA 4X4 estreando e estrelando o espetáculo “Vida de Vedete”. Por dois anos, atuou com dois expressivos personagens no espetáculo Paixão de Cristo´, pela Associação Teatral e Cultural Guarantã. Como diretor, dirigiu “E se fosse comigo I e II”, “Os presentes de Jesus menino”, “Louvor negro”, “Bagaceira no velório”, “Quem casa quer casa” (texto de Martins Penna) pelo Projeto Guarantã Comunidade. Também em 2012, criou a produtora EB produções artísticas, mantenedora de seus negócios artísticos.

Em 2013, criou a CIA Teatral Nordeste em Ação pelo Centro de Tradições Nordestinas em Piracicaba. Além dos trabalhos como ator, foi curador de duas mostras sobre a trajetória artística das cantoras Fafá de Belém e Nazaré Pereira em Belém do Pará. Como ator performático, criou os personagens Xérozinho, Iêpa tatá, Fiofó de Belém, Seboso, Cover Charles Chaplin, somando mais de 15 personagens.

Em 2014 criou e idealizou o Projeto Pirarazzi, uma revista de entretenimento artístico e cultural veiculado atualmente pelo jornal A Tribuna Piracicabana e pela Revista Statto – Rede de Colunistas do Brasil. A revista tem como objetivo levar informações culturais para todos os públicos, promovendo visibilidade à classe artística de Piracicaba e região, fomentando a produção da cultura local. A Pirarazzi ocupa espaço na mídia impressa, rádio, TV, redes sociais e plataformas digitais, conquistando cada vez mais o público e a classe artística pela qualidade, responsabilidade e credibilidade do conteúdo. Atualmente, Elson de Belém atua como palestrante na área de comunicação e temas voltados para questões sociais.

Laércio Trevisan Jr Homenagem

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas