EM PIRACICABA (SP) 31 DE AGOSTO DE 2020

Parlamento Aberto Entrevista abre programação do Setembro Verde e Azul

Programa, que vai ao ar nesta quarta, às 15h, abordará como pandemia afeta pessoas surdas, com paralisia cerebral, altas habilidades ou transtornos do desenvolvimento.




Toque na imagem para aumentar

"Parlamento Aberto Entrevista" vai ao ar às 15h desta quarta-feira, ao vivo (Arte: Saulo Macedo)




A programação especial da Câmara de Vereadores de Piracicaba para marcar o "Setembro Verde e Azul" tem início nesta quarta-feira (2) com a transmissão do programa "Parlamento Aberto Entrevista", às 15h, ao vivo, pela TV Câmara. É a primeira de uma série de atividades, ao longo do mês, que integram a campanha de estímulo à participação social das pessoas com deficiência, altas habilidades, superdotação ou transtornos do desenvolvimento.

O "Setembro Verde e Azul" foi instituído pelo decreto legislativo 19/2020, de autoria do vereador Gilmar Rotta (CID), presidente de Casa de Leis, e integra as ações do "Câmara Inclusiva", braço do "Parlamento Aberto" para a promoção da acessibilidade e da inclusão no Legislativo. Sua realização conta com a parceria do Comdef (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência) e do Grupo Libras Piracicaba e Região, além da participação do vereador André Bandeira (PSDB), que atua na área.

Sob o comando dos jornalistas Erich Vallim Vicente, do Departamento de Comunicação, e Fábio Alvarez, da TV Câmara, o programa "Parlamento Aberto Entrevista" discutirá os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre a vida das pessoas com deficiência, altas habilidades, superdotação ou transtornos do desenvolvimento. A atração terá como convidados Magno Prates, Milena de Fátima Correa Pinto e Michelly Silveira Basso e a participação de Gilmar Rotta e André Bandeira.

Professor de Libras na Universidade Federal de Rondônia, idealizador da campanha "Libras na TV", conselheiro nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência e vice-presidente da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, Magno falará da vida da comunidade surda em tempos de pandemia.

Milena, que é agente de políticas públicas e membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Cordeirópolis (SP), comentará das pessoas com paralisia cerebral e cadeirantes. E Michelly, que é mestra em ciências médicas e especialista em linguagem com foco de estudo em autismo e apraxia da fala na infância, trará o ponto de vista da parcela da população com altas habilidades, superdotação ou transtornos do desenvolvimento.

A atração terá tradução em Libras e exibição simultânea nos perfis da Câmara no Facebook e no YouTube, por onde internautas poderão enviar perguntas. A programação do "Setembro Verde e Azul" seguirá até 25 de setembro com outra edição do "Parlamento Aberto Entrevista" no dia 21, além de entrevistas no perfil do Parlamento Aberto no Instagram (@parlamento_aberto) entre os dias 14 e 25, de segunda a sexta-feira, às 17h, e no "Câmara Convida", da TV Câmara, entre os dias 4 e 25, todas as sextas-feiras, às 12h.

Gilmar Rotta destaca o papel das ações intersetoriais no "Setembro Verde e Azul" para a inclusão social da pessoa com deficiência, altas habilidades, superdotação ou transtornos do desenvolvimento. "Precisamos do estímulo à participação social e da conscientização da família, da sociedade e do Estado sobre a importância dessa inclusão social, além de atuar na promoção da informação e da difusão dos direitos dessas pessoas e na divulgação de avanços, conquistas, desafios e boas práticas de políticas públicas relacionadas a esse segmento", comentou.

Parlamento Aberto Câmara Inclusiva Gilmar Rotta

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas