EM PIRACICABA (SP) 17 DE SETEMBRO DE 2020

'Parlamento Aberto Entrevista' recebe lideranças de conselhos de PCDs

Presidentes dos conselhos nacional e estadual e coordenador do conselho municipal participarão do programa que vai ao ar às 12h desta segunda, ao vivo, pela TV Câmara.




Toque na imagem para aumentar

"Parlamento Aberto Entrevista" vai ao ar às 12h desta segunda, ao vivo (Arte: Saulo Macedo/Câmara)




As principais lideranças dos conselhos nacional, estadual e municipal das pessoas com deficiência estarão juntas no programa "Parlamento Aberto Entrevista", desta segunda-feira (21), para discutir os avanços e os desafios que marcam o Dia da Luta da Pessoa com Deficiência no país.

A atração, que vai ao ar pela TV Câmara, ao vivo, às 12h, integra a programação do "Setembro Verde e Azul", instituído pelo decreto legislativo 19/2020 e realizado pela Câmara em parceria com o Comdef (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência) e o Grupo Libras Piracicaba e Região.

O programa terá a participação, via vídeo, de Marco Castilho, presidente do Conade (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e vice-presidente da Federação Nacional das Associações Pestalozzi; Francisco Nuncio Cerignoni, presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo; e Wander Viana Santos, coordenador do Comdef e membro do Comit-PCD (Comitê de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho).

Com a apresentação dos jornalistas Erich Vallim Vicente, do Departamento de Comunicação, e Fábio Alvarez, da TV Câmara, o "Parlamento Aberto Entrevista" terá tradução em Libras e exibição simultânea pelos perfis da Câmara no Facebook e no YouTube, por onde os internautas poderão comentar e enviar perguntas.

Para Wander, o fato de o "Parlamento Aberto Entrevista" dedicar uma edição especial ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência tem um "significado muito grande, porque abre espaço para mostrar à sociedade a importância da acessibilidade, da inclusão e da garantia de direitos iguais".

"Temos voz para falar sobre esses temas de relevância, pois o programa traz visibilidade aos problemas e à vida da pessoa com deficiência, que acima de tudo é um indivíduo normal como qualquer outro", comentou, enfatizando que o 21 de setembro é uma data, "apesar de simbólica, que marca a luta por uma legislação mais justa e inclusiva que está sendo conquistada aos poucos, ano a ano".

Beatriz Turetta, que representa o Grupo Libras Piracicaba e Região —outra entidade que, assim como o Comdef, faz parte da promoção do "Setembro Verde e Azul" junto com a Câmara—, destaca que a série de atividades realizadas ao longo deste mês "nos permite um novo olhar, que ressalta a eficiência e a capacidade das pessoas com deficiência em nosso município".

Na avaliação de Beatriz, "o dia 21 de setembro certamente é de comemoração pelos direitos já adquiridos e, mais do que isso, de luta para que se materializem no cotidiano". "É preciso 'lutar pela igualdade toda vez que a diferença os discrimine e lutar pela diferença toda vez que a igualdade os descaracterize'", completou, citando frase de um educador português.

SERVIÇO - Programa "Parlamento Aberto Entrevista" alusivo ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.
Quando: 21 de setembro, às 12h, ao vivo.
Onde assistir: TV Câmara, nos canais 11.3 da TV aberta digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo. Com exibição simultânea pelo Facebook e pelo YouTube e tradução em Libras.

Parlamento Aberto Câmara Inclusiva Gilmar Rotta

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas