EM PIRACICABA (SP) 15 DE SETEMBRO DE 2021

Parlamento Metropolitano envolve demandas para fortalecimento regional

Na primeira reunião ordinária, terça-feira (14), foram apontadas necessidades sobre hospital, recursos hídricos, compras entre municípios e escritório da RMP




Toque na imagem para aumentar

Comitiva de vereadores de Piracicaba que participou da reunião do Parlamento Metropolitano

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


A primeira reunião ordinária do Parlamento Metropolitano de Piracicaba, na manhã de terça-feira (14), ficou marcada pela diversidade de demandas apresentadas no colegiado. Presidida pelo vereador Gilmar Rotta (Cidadania), recebeu uma comitiva de vereadores, os quais apontaram diversas demandas para o fortalecimento das 24 cidades que compõe a RMP (Região Metropolitana de Piracicaba).

Ao discutir um requerimento sobre representantes da cidade de São Pedro, a respeito da retomada das cirurgias eletivas na rede pública de saúde, a vereadora Rai de Almeida (PT) sugeriu uma discussão em torno da “retomada da conclusão” do Hospital Regional “Dra. Zilda Arns”, administrado pela Unicamp. “Isso vai melhorar o atendimento, porque hoje o hospital está subutilizado”, disse.

Atualmente, a estrutura do empreendimento trabalha em apenas 40% da capacidade. Por conta da urgência do assunto, Rotta disse que, na próxima reunião ordinária do Parlamento Metropolitano, em 19 de outubro, na Câmara de Piracicaba, serão convocados os representantes da DRS-X (Diretoria Regional de Saúde), ligada à Secretaria de Estado da Saúde, e da administração do Hospital Regional.

COMPRAS – O vereador Acácio Godoy (PP), vice-presidente da Câmara de Piracicaba, disse que a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Sebrae têm o interesse de apresentar ao Parlamento Metropolitano um procedimento que visa uniformizar o processo de licitação e compras entre os municípios. “Isso visa melhorar as relações de comércio entre as cidades, possibilitando maior troca”, disse, ao destacar que, em outra oportunidade, apresentará o sistema de forma mais detalhada.

MULHERES – A vereadora Rai de Almeida (PT) também destacou as demandas em torno do funcionamento da Delegacia de Defesa Mulher (DDM), da Polícia Civil do Estado de São Paulo. “Já estamos fazendo algumas discussões (em torno destas pautas) e acho importante esse Parlamento levar ao Estado”, disse, ao destacar que é membro da Procuradoria da Mulher da Câmara de Piracicaba.

Ela elencou as demandas, como a ampliação do atendimento da DDM para 24h, a definição de recursos para construção de uma nova sede, assim como a ampliação da infraestrutura, “seja do ponto de vista material quanto de recursos humanos”, aponta, e ainda reivindicação dos serviços anexos do Judiciário para atendimento das mulheres, “na nossa região ainda não temos esse serviço”, destaca.

ESCRITÓRIO – A vereadora Ana Pavão (PL) voltou a pedir a instalação de um escritório regional do Governo do Estado de São Paulo em Piracicaba, agora que a cidade passou a ser sede de uma região metropolitana. “Eu já questionei alguns deputados em torno disso e ainda não obtive resposta”, criticou, ao lembrar que uma estrutura mais localizada facilita o diálogo em torno das pautas da RMP.

“Não adianta ter uma região metropolitana e ter que levar as demandas para Campinas ou São Pedro, por isso sou a favor deste escritório, para que as coisas sejam resolvidas de uma forma mais rápida”, concluiu.

RECURSOS HÍDRICOS – O vereador Fabrício Polezi (Patriota) levou a preocupação em torno do debate da escassez dos recursos hídricos que também atinge os municípios da Região Metropolitana de Piracicaba. “Lá em 2014, havia um projeto legal para o Distrito de Tanquã, mas não foi possível por conta das regras ambientais, mas, dentro deste parlamento, a gente precisa estudar essa questão com mais veemência, para encontrar sanar este déficit de água que a gente enfrenta”, disse.

Também participaram da reunião os vereadores de Piracicaba, Josef Borges (Solidariedade), Pedro Kawai (PSDB) e Thiago Ribeiro (PSC).

Saúde Emprego e Renda Legislativo Parlamento Regional Mulher Gilmar Rotta Acácio Godoy Ana Pavão Rai de Almeida Fabricio Polezi

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas