EM PIRACICABA (SP) 13 DE JULHO DE 2021

Parlamento Regional foca trabalho na aprovação da Região Metropolitana

Mesa Diretora do Parlamento Regional tomou posse nesta terça-feira (13) e irá se articular para aprovação da Região Metropolitana de Piracicaba




Toque na imagem para aumentar

Mesa Diretora foi diplomada na manhã desta terça-feira (13)

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


A Mesa Diretora do Parlamento Regional da Aglomeração Urbana de Piracicaba (Praup) tomou posse na manhã desta terça-feira (13), em solenidade realizada no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. A primeira tarefa desses parlamentares, que representam 23 cidades da região, é a de se articular com os deputados estaduais para a aprovação do projeto de lei complementar que cria a Região Metropolitana de Piracicaba. “Aqui se inicia uma nova luta, nós somos fortes, capazes e temos em nossas mãos a força e a representação de 1,5 milhão de pessoas”, destacou o presidente do Praup, Gilmar Rotta (Cidadania), vereador e presidente da Câmara de Piracicaba.

Reativado no último dia 22 de junho, após cinco anos, o Praup tem como objetivo unir forças e alcançar maior representatividade para atender as demandas e reivindicações das 23 cidades que compõem o Aglomerado Urbano de Piracicaba. Juntas, elas correspondem a 3,25% da população do estado de São Paulo e 3,2% do produto interno estadual.

Tomaram posse os sete membros da Mesa Diretora: Gilmar Rotta (Cidadania), como presidente do Praup, os presidentes das Câmaras de Limeira, Sidney Pascotto (PSC), de Rio Claro, José Pereira (PSD), de Araras, Rodrigo Soares (PSDB), e Elias Fausto, Ronaldo Cezario (MDB), como vice-presidentes, o presidente da Câmara de São Pedro, Carlos Eduardo Oliveira, o Dú Sorocaba (PL), como primeiro-secretário e Jean Carlos Ferreira (Cidadania), presidente da Câmara de Iracemápolis, como segundo-secretário.

“O Parlamento Regional vem para multiplicar as forças e benefícios de nossas cidades, somando a representação das nossas Câmaras Municipais, temos certeza que avançaremos”, declarou Gilmar Rotta.

Foram nomeados como membros do Parlamento Regional os presidentes das Câmaras das cidades que integram o Praup e 1/3 dos vereadores de cada Casa Legislativa. Após as nomeações, o Parlamento Regional ficou constituído por 107 parlamentares. Os vereadores Acácio Godoy (PP), Ana Pavão (PL), Fabrício Polezi (Patriota), Josef Borges (Solidariedade), André Bandeira (PSDB), Thiago Ribeiro (PSC), Zezinho Pereira (DEM) e Pedro Kawai (PSDB) são os representantes da Câmara Municipal de Piracicaba.

Representando o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida (DEM), o vice-prefeito, Gabriel Ferrato (DEM), declarou que a possibilidade da criação da Região Metropolitana de Piracicaba é uma oportunidade “única” e histórica” de transformar a região. “Estamos diante de um desafio, se trabalharmos em conjunto, Executivo e Legislativo, na Região Metropolitana, podemos construir um futuro melhor para nossa gente”, afirmou.

Pela primeira vez na história, uma reunião do Parlamento Regional teve a presença de deputados estaduais. Roberto Moraes (Cidadania), Murilo Félix (Podemos) e Alex de Madureira (PSD) reafirmaram o apoio para aprovação da Região Metropolitana de Piracicaba e destacaram a importância da reativação do Praup para “pleitear mais apoio do estado e do governo federal” e para o "maior desenvolvimento" das cidades da região que "a partir de agora terão o mesmo peso”.

As cidades que compõem o Parlamento Regional da Aglomeração Urbana de Piracicaba (Praup) são: Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Laranjal Paulista, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.

A próxima reunião do Praup está marcada para o dia 14 de setembro.

Câmara Parlamento Regional André Bandeira Gilmar Rotta Pedro Kawai Zezinho Pereira Acácio Godoy Ana Pavão Josef Borges Thiago Ribeiro Fabricio Polezi

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas