EM PIRACICABA (SP) 06 DE AGOSTO DE 2019

Paulo Campos quer informações sobre falta de médicos no São Jorge

Após saída dos médicos cubanos, não houve substituição dos mesmos, diz vereador




Toque na imagem para aumentar

Parlamentar quer saber se existe o conhecimento do poder público sobre a constante falta de médicos

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




O vereador Paulo Campos (PSD) solicita informações do Executivo sobre a falta de médicos na USF (Unidade de Saúde da Família) São Jorge, do bairro Parque São Jorge, conforme o requerimento 589/2019, aprovado em caráter de urgência na 39ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (5).

No texto da propositura, Campos lembra que a USF surgiu como uma estratégica para reverter o atual modelo de saúde pública. No entanto, muitas famílias procuram se cadastrar na USF, o que tem feito crescer o número de demandas pelo serviço do SUS (Sistema Único de Saúde) e, com a saída dos médicos cubanos, não houve substituição dos mesmos.

O parlamentar quer saber se existe o conhecimento do poder público sobre a constante falta de médico. Caso positivo, pergunta quais iniciativas estão sendo tomadas e se existe a possibilidade de aumentar a equipe.

Durante a reunião ordinária, o vereador ocupou a tribuna da Câmara e abordou a importância de existir um política voltada para a constante falta de médicos. "É importante que se faça efetivamente a contratação de novos médicos, afim de atender esse gargalo que muitas USFs estão passando", relatou. 

Além disso, ele enfatizou que quando há uma unidade de saúde não se tem próximo um Crab (Centro de Referência Básica) e, que, esse distanciamento prejudica a população. 

O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) parabenizou o parlamentar pela ação. "Essa é a função pública do vereador: fiscalizar, propor ações voltadas à população e, lamentavelmente, nós vimos passar dois anos e sete meses dessa atual administração e há ineficiência até para se contratar médicos", disse.

Legislativo Paulo Campos

Texto:  Fernanda Rizzi
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas