EM PIRACICABA (SP) 22 DE MARÇO DE 2021

Pedro Kawai defende ampliação da distribuição do “kit de alimentação”

Vereador participou de live do programa Parlamento Aberto




Toque na imagem para aumentar

Pedro Kawai (PSDB) é o segundo secretário da Câmara de Piracicaba

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499



O vereador Pedro Kawai (PSDB), 2º secretário da Câmara, defendeu a ampliação da distribuição do “kit de alimentação”, fornecido pela Prefeitura Municipal, para as 36 mil famílias de alunos que foram beneficiadas com o kit no ano passado. Em 2021, com a suspensão das aulas devido às restrições da fase vermelha do Plano São Paulo, o kit de alimentação será distribuído apenas para as 6 mil famílias com alunos beneficiados pelo Programa Bolsa Família.

Ao participar de live do programa Parlamento Aberto, na tarde desta segunda-feira (22), o vereador informou que alguns vereadores, em conjunto com várias entidades, apelaram para que o prefeito ampliasse a distribuição dos kits para mais famílias. Um ofício, de autoria de Pedro Kawai e Silvia Morares, do Mandato Coletivo A Cidade é Sua (PV), foi enviado ao Executivo. Outros 8 vereadores assinaram o documento que pede que mais crianças sejam beneficiadas com o kit de alimentação.

De acordo com Kawai, o aluno que não é beneficiado pelo Bolsa Família e necessitar do kit terá que entrar em contato com a direção que, juntamente com o Conselho da Escola - formado por profissionais das unidades escolares e pais de alunos, terá a responsabilidade de fazer a triagem. Segundo o vereador, essa triagem irá causar uma sobrecarga nos professores e coordenadores, que não são os profissionais adequados para fazer essa análise. “Isso não pode ser feito por um profissional da educação e sim por um profissional da assistência social, nós vereadores fomos muito taxativos quanto a isso”, disse.

Pedro Kawai destacou que Piracicaba é dividida em sete regiões pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e tem estrutura para realizar a triagem de alunos que irão receber o kit. Ele citou a situação dos pais de alunos – não beneficiados pelo Bolsa Família, que perderam o emprego durante a pandemia, tiveram a renda reduzida e não podem mais abrir o comércio, como pessoas que devem ser atendidas pelo CRAS e receber o kit de alimentação. “O correto seria que as 36 mil crianças recebessem esse kit, como foi o ano passado”, frisou.

Na live, Pedro Kawai falou sobre o grave momento em que município e o país estão passando devido à pandemia da covid-19. Ao relatar que os funcionários da saúde estão sobrecarregados tanto pela quantidade de trabalho quanto pela falta de profissionais no município, o vereador pediu a colaboração da população para evitar o contágio. Ele destacou a importância de o prefeito Luciano Almeida (DEM) ter uma boa articulação com os governos federal e estadual, para obtenção de recursos, profissionais de saúde e leitos hospitalares.

Em seu terceiro mandato, Kawai, que é filiado ao PSDB, afirmou que sua relação com o Executivo não vai mudar e que vai continuar cobrando ações e informações, no entanto, agora é diferente. “Antigamente eu podia fazer questionamentos e pedidos por meio de um oficio, mas agora é por Indicação, que é um documento público, para ficar claro para população”.

Como exemplo da boa relação entre Legislativo e Executivo, o vereador citou a aprovação da lei que permitiu que Piracicaba aderisse a Consórcio de Vacinas. Antes de o Executivo enviar o projeto de lei à Câmara, Pedro Kawai havia protocolado um projeto idêntico ao do prefeito, porém, deixou que o projeto do Executivo fosse votado, retirando da votação o próprio projeto. “É um bom exemplo de que nós da “dita oposição” não estamos para atrapalhar e sim para ajudar”, declarou.

PARLAMENTO ABERTO – Pedro Kawai é coordenador do grupo de trabalho do Parlamento Aberto. Na live, ele declarou que o Parlamento Aberto é um “orgulho para Casa” e torna o legislativo mais transparente para o Brasil.

Parlamento Aberto Pedro Kawai

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas