EM PIRACICABA (SP) 13 DE SETEMBRO DE 2019

Pedro Kawai destaca ações do Dia ‘D’ da Saúde

Parlamentar também citou corte de bolsas promovido pelo Capes




Toque na imagem para aumentar

Parlamentar ocupou a tribuna da Câmara na 50ª reunião ordinária

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




Anualmente, o 31 de agosto é chamado de Dia ‘D’ da Saúde, ocasião em que diferentes pontos da cidade contam com procedimentos e serviços gratuitos na área, como testes de glicemia, de hepatites virais, orientação bucal e nutricional, além de exames de aferição de pressão. Em Piracicaba, foram mais de 5.000 atendimentos, realizados por 120 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e entidades parceiras. A importância da data foi reforçada pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), na 50ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (12).

Kawai destacou o trabalho promovido pela Igreja Adventista, que concentrou suas ações na praça Takaki, na Paulista, onde levou exercícios físicos e orientações de alimentação saudável. Além disso, atividades do Dia ´D` da Saúde aconteceram na área de lazer da Rua do Porto, Terminal Vila Sônia e nas quatro unidades dos Crabs (Centro de Referência de Atenção Básica), Clínica de Olhos e Policlínica, entre outros.

"A prevenção na saúde é fundamental no dia a dia do cidadão, para a melhoria da qualidade de vida, e o brasileiro não se previne, infelizmente. Espera ficar ruim para procurar atendimento. Não se alimenta direito, não pratica esportes, não faz acompanhamento de pressão", declarou Kawai, que citou as instituições parceiras da programação e as enalteceu pelo empenho.

Outro assunto abordado por Kawai foi o corte de 5.000 bolsas de estudos de mestrado, doutorado e pós-doutorado pelo Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), anunciado no último dia 4. "O governo federal está tentando reestruturar a parte financeira e tem o déficit enorme. Temos que entender que os cortes são necessários, porém, precisamos entender o porquê desses cortes", questionou.

Sobre o assunto, ele lembrou que a Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) perderá 172 bolsas de pós-graduação, 176 de mestrado e 96 de doutorado. "É um número significativo. Atrapalha a pesquisa, a formação, o futuro do nosso país", avaliou.

No entanto, Kawai disse que existe uma boa notícia: o anúncio de que 3.182 serão retomadas para os cursos com as melhores notas pelo Capes. "Provavelmente, o MEC (Ministério da Educação) fez um pente-fino e retomou. A fonte desse recurso vem dos impostos pagos pela população", lembrou ele.

Legislativo Pedro Kawai

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas