EM PIRACICABA (SP) 28 DE JULHO DE 2021

Piracicaba ganha releitura inédita de Hino no aniversário de 254 anos

Produção em parceria com Câmara e Prefeitura traz Orquestra Sinfônica de Piracicaba e cantora Aninha Barros




Toque na imagem para aumentar

Novo vídeo será utilizado pela Câmara no encerramento das reuniões solenes

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Criado na década de 1930, o "Hino de Piracicaba" (cujos versos são conhecidos nacionalmente) ganha uma releitura inédita, sob execução da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba), na voz da cantora Aninha Barros e regência do maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular do conjunto musical. A homenagem é da Câmara Municipal de Piracicaba e Prefeitura do Município de Piracicaba pelo aniversário de 254 anos da cidade, celebrado em 1º de agosto.

O lançamento da versão orquestral acontece em 31 de julho, às 20h, de forma simultânea, no Facebook, Instagram e YouTube da Orquestra, da cantora Aninha Barros e também da Câmara Municipal de Piracicaba, Prefeitura do Município de Piracicaba e Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), as duas últimas realizadoras da Temporada 2021 da OSP, que têm o patrocínio prata da Caterpillar e o patrocínio bronze da Comgás.

A produção audiovisual do Departamento de Comunicação Social da Câmara traz oito instrumentistas da OSP tocando o "Hino de Piracicaba" em cartões-postais piracicabanos, como a Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), o Parque da Rua do Porto, a avenida Cruzeiro do Sul, o Largo dos Pescadores e o Memorial Prudente de Moraes, na Câmara Municipal de Piracicaba. Além disso, foram incluídas imagens intercaladas e em mosaicos dos 53 músicos do conjunto sinfônico, executando a canção de suas casas.

A sugestão para o vídeo veio do presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (Cidadania). "Oficialmente, a Câmara realiza todos os anos uma reunião solene no aniversário de Piracicaba, mas que deixou de acontecer desde o ano passado, por causa da pandemia. Assim, a parceria com a OSP vem para que a data não fique em branco", diz Gilmar.

O novo vídeo será utilizado pela Câmara no encerramento das reuniões solenes, assim que retomadas. O material respeita as normas de acessibilidade e conta com legendas e intérprete de Libras. "O Hino de Piracicaba já é exibido pela Câmara em seus eventos solenes, mas a última versão foi produzida em 2011", completa Gilmar Rotta. Em 2020, Câmara e a OSP lançaram a releitura da música "Rio de Lágrimas", também no aniversário da cidade, que alcançou 1 milhão de pessoas nas redes sociais.

Para o secretário municipal da Ação Cultural, Adolpho Queiroz, o "Hino de Piracicaba" pode ser considerado uma grande paixão dos piracicabanos. Ele lembra que, ao longo dos anos, a letra se popularizou e vários arranjos foram produzidos. "A primeira versão, de 1931, era no gênero da seresta e o arranjo foi feito para um coro de quatro vozes. Depois, caiu no gosto dos cantores sertanejos, por nomes como Craveiro e Cravinho, Mazinho Quevedo, Chitãozinho e Xororó e Tião Carreiro e Pardinho."

Segundo o maestro piracicabano Jamil Maluf, o novo arranjo do Hino não esquece a tradicional viola caipira, de forte identidade com a cidade, e inova ao remeter ao samba, estilo pelo qual Aninha Barros também é conhecida. "Queremos envolver e contagiar o público com a nova versão. A proposta é apresentar uma Piracicaba dinâmica, aberta ao progresso e, ao mesmo tempo, dialogar com o estilo e voz de Aninha Barros, uma cantora popular, mulher negra e piracicabana adotiva, de voz marcante e forte carisma", diz o diretor artístico e regente titular.

Natural de Cândido Mota (SP), Aninha Barros recebeu da Câmara o Título de "Cidadã Piracicabana", em agosto de 2019. É formada em canto erudito pelo Conservatório de Tatuí, onde se capacitou ainda como professora de técnica vocal, atividade exercida desde 2002. Ela iniciou a carreira em 1996, como cantora em banda de baile. Foi vocalista da Themplus por 14 anos. Estudou violão de sete cordas e participou do Essência Feminina, grupo de chorinho formado apenas por mulheres. Em 2011, montou o grupo Samba d’Aninha, voltado aos clássicos do "samba raiz" e que lançou um CD em 2015. O segundo álbum de sua carreira, "Neguinha", veio em 2019.

Os arranjos do "Hino de Piracicaba" têm a assinatura de Felipe Martim Coelho, trombonista da OSP, também responsável pela mixagem e masterização, e a produção é de Mayumi Micheletti. Da Câmara, os envolvidos são o chefe do Departamento de Comunicação Social, Rodrigo Alves, que assina roteiro e direção geral, Gustavo Annunciato, na edição final e captação de imagens externas, Miriã Daniela Grecco de Campos nas imagens e Guilherme Leite na produção fotográfica.

HISTÓRIA – Originalmente denominada “Piracicaba”, a composição foi criada por Newton de Almeida Mello em 1931 e se tornou o Hino Oficial de Piracicaba em 30 de dezembro de 1975, diante da promulgação da lei 2.207, pelo então prefeito Adilson Benedito Maluf. A lei está no acervo da Câmara Municipal e pode ser consultada no site oficial. O texto diz, no artigo terceiro, que a administração pública, os clubes de serviço e as instituições escolares e culturais, imprensa e rádio cooperarão na divulgação e popularização da música.

No livro “Dicionário de Piracicabanos”, de autoria de Samuel Pfromm Netto, há um relato publicado no Jornal de Piracicaba em 13 de setembro de 1981, em que o professor Leandro Guerrini conta que Newton Mello compôs a letra e a música simultaneamente, em poucos minutos, na fazenda Itapeva, em Rafard (SP), onde morava, e a cantarolou para velhos amigos no bar Giocondo, na praça José Bonifácio. Rapidamente, esses mesmos amigos divulgaram a canção, entre eles o célebre seresteiro Vitório Angelo Cobra, o Cobrinha.

Cultura André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Ana Pavão Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Anilton Rissato Fabricio Polezi Silvia Maria Morales

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas