EM PIRACICABA (SP) 02 DE AGOSTO DE 2022

Piracicaba terá "Pet Parque" público, no bairro Castelinho

Área verde localizada na rua Prof. Hildebrando Seixas Siqueira receberá equipamentos voltados à diversão animal e poderá ser utilizada gratuitamente pela comunidade




Toque na imagem para aumentar

Projeto recebeu a visita da Ong Paca, da vizinha Águas de São Pedro, que também é parceira do projeto

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


A reforma das telas do alambrado de um antigo campo de futebol, com quase 600 metros quadrados, localizado no final de uma área verde que dá frente para a rua Prof. Hildebrando Seixas Siqueira, no bairro Castelinho, segue em ritmo acelerado. O local, que foi visitado na tarde desta terça-feira (2) pelo vereador Gilmar Rotta (PP), será um "Pet Parque" público, resultado de uma parceria entre a Associação de Moradores do Bairro Castelinho e a Prefeitura, e que contou com a intermediação do parlamentar.

"É como se fosse um parque de diversão para os Pets. Todo mundo vai poder usar, é um espaço público", diz Fabrício Bassa, presidente da Associação de Moradores do Bairro Castelinho, entidade que fará a reforma e a instalação de todos os equipamentos no parque e que ficará responsável pela gestão do espaço.

"Nós fomos procurados pelo Fabrício e por outros membros da Associação, e eles demonstraram interesse em criar um espaço em que a população de Piracicaba pudesse trazer seus animais de estimação para passear e brincar de forma mais livre, e nós levamos essa proposta ao secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, Alex Gama Salvaia", disse Gilmar Rotta, presidente da Câmara Municipal de Piracicaba. O parlamentar ainda ressaltou que o projeto poderá servir de modelo para outras áreas na cidade.

Segundo Fabrício Bassa, o projeto foi concebido após uma visita à cidade de Indaiatuba, também no interior paulista, e busca dar novos usos e significados ao espaço do bairro Castelinho:

"Essa área estava praticamente abandonada, o campo de futebol estava inservível, com o alambrado todo arrebentado, e aqui é uma área muito nobre, de fácil acesso, muito boa e plana. A gente sentia que ela estava pronta para a gente fazer alguma coisa útil, e daí nós fomos visitar o Parque Pet de Indaiatuba e surgiu a ideia de fazermos algo assim aqui também em Piracicaba", lembra.

De acordo com Bassa, serão instalados brinquedos, equipamentos de agility, gangorras e uma piscina de bolinhas para os animais. Uma área de convivência para os tutores dos pets também será construída no local.

"Essa estrutura aqui funciona como se fosse o programa “Adote uma Área”. Então, assim que a Associação estiver com a sua formalização jurídica concluída, nós vamos assinar um documento na prefeitura passando a gestão da área para ela. Aquilo que a prefeitura tem mais facilidade de fazer, como podar uma árvore, por exemplo, nós faremos, e essas intervenções, com esses projetos, com o paisagismo, que para a prefeitura é algo mais complexo, é a associação quem organizará. Então, é um ganha-ganha", diz o secretário de Defesa do Meio Ambiente, que também visitou a área na tarde desta terça-feira. 

Ao todo, segundo Fabrício Bassa, a construção e o paisagismo do Pet Parque estão orçados em cerca de 30 mil reais, já parcialmente obtidos por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas e por meio da realização de rifas. "A gente conseguiu arrecadar um montante bom, empregado na primeira etapa da conclusão do projeto, que já está paga", afirmou.

Ainda de acordo com ele, a previsão é que o espaço seja inaugurado no final de agosto. 

Vereadores Gilmar Rotta

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas