EM PIRACICABA (SP) 12 DE SETEMBRO DE 2018

Plano Nacional de Dados Abertos integra campanha contra corrupção

Representante da Transparência Internacional no Brasil defende acesso às informações públicas como aprimoramento do controle social




Toque na imagem para aumentar

Campanha de Combate à Corrupção foi apresentada na Escola do Legislativo

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




A implementação da Polícia Nacional de Dados Abertos integra a campanha Unidos Contra a Corrupção, desenvolvida pela Transparência Internacional no Brasil (TIB). Coordenadora da organização no País, Nicole Verillo explica que o acesso às informações públicas funciona como aprimoramento do controle social e contribui na prevenção de ações ilícitas dentro do poder público. 

“Quando a população consegue transformar os dados públicos em outras formas de visualização é fundamental para o combate à corrupção”, explica. No último dia 5, Nicole ministrou palestra na Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba com o intuito de apresentar a campanha da TIB, onde são apresentadas 70 medidas para melhorar a fiscalização e inibir ilegalidades. 

A proposta dos dados abertos e legíveis por máquinas possibilita que instituições que atuam na defesa da transparência e no acesso às informações públicas possam utilizar aplicativos e softwares capazes de colocar em planilhas e melhorar a divulgação tanto para fiscalização de compras públicas quanto de serviços disponíveis nas três esferas de governo. 

“Os dados abertos são fundamentais para que a gente possa ir além das informações disponibilizadas nos sites e nos portais de transparências e referem-se a todo tipo de dados, como compras públicas, dados de escolas, informações financeiras, enfim, estando abertos conseguimos fazer estatísticas e isso permite um controle social mais rigoroso”, explica Nicole. 

A Política Nacional de Dados Abertos também integra o conceito de Governo Aberto, de onde origina-se o Parlamento Aberto, cujo intuito é aprimorar o acesso da população às informações produzidas no poder público. 

A campanha Unidos Contra a Corrupção lançou o site unidoscontraacorrupcao.org.br, onde, além das propostas, também é possível verificar se o candidato tem passado limpo, possui comprometimento com a Democracia e se aderiu às medidas. A população também pode pressionar o candidato a cumprir esses fatores.

Parlamento Aberto

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas