
Vereador reforça luta regional para audiência contra pedofilia
Moção 55/2025, de autoria de Renan Paes (PL), manifesta apoio a Eduardo Bolsonaro e critica medidas que, segundo ele, limitam a atuação política do deputado
Renan Paes (PL)
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946Na noite desta quinta-feira (21), durante a 13ª Reunião Ordinária de 2025, a Câmara Municipal aprovou, em regime de urgência, a Moção 55/2025, de autoria do vereador Renan Paes (PL), de apoio ao deputado federal Eduardo Bolsonaro. A proposta recebeu 10 votos favoráveis e dois contrários.
Na moção, o autor manifesta preocupação com ações que, segundo ele, estariam ameaçando garantias constitucionais como a liberdade de expressão e a imunidade parlamentar. A justificativa do parlamentar baseia-se em episódios recentes, como a tentativa de apreensão do passaporte de Eduardo Bolsonaro e a criminalização de declarações feitas pelo deputado no exterior, interpretadas na moção como “ações desproporcionais e ideologicamente motivadas”.
O vereador argumenta que tais medidas violam o princípio da livre manifestação do pensamento e prejudicam a atuação do deputado na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, considerada “espaço fundamental para a defesa dos interesses nacionais”. Ele também aponta uma suposta seletividade na aplicação de sanções, ao comparar o tratamento dado a outros parlamentares que se manifestaram internacionalmente sem sofrer consequências semelhantes. Segundo a moção, “é preocupante observar a seletividade com que medidas restritivas são aplicadas”.
A moção ainda menciona tratados internacionais, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Convenção Americana de Direitos Humanos, para reforçar a defesa da liberdade de opinião e expressão. O texto afirma não haver, até o momento, qualquer justificativa legal ou ética que sustente a criminalização das declarações do deputado Eduardo Bolsonaro ou a restrição de seu direito de representar a população brasileira no exterior.
Além dos argumentos jurídicos e políticos, Renan Paes destaca que Eduardo Bolsonaro é cidadão piracicabano, título concedido anteriormente pela Câmara, e reforça que o apoio institucional garante a autonomia do parlamentar no exercício do mandato.
Vereador reforça luta regional para audiência contra pedofilia
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Aprovado, em primeira discussão, projeto sobre inspeção de elevadores
Vereadora questiona supressão de árvores na rua Chavantes, na Pauliceia
Praça recebe limpeza após pedido encaminhado por vereador
Requerimento questiona atual estrutura do Núcleo de Educação Ambiental (NEA)
Árvores da praça Paulo Negri, no Jardim Brasília, recebem poda corretiva
Requerimento solicita informações sobre a “Carreta dos Exames”
Vereador pede melhorias para o bairro Pau D’Alhinho
Vereadora questiona anulação de chamamento público para o "Criança Feliz"
Câmara aprova requerimento sobre contrato com organização de saúde
Solenidades vão celebrar Revolução de 32 e aniversário de rede de farmácias
Requerimento questiona adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos
Moradores do Jardim Chapadão reclamam de abandono de terrenos
Proposta define diretrizes para combate ao antissemitismo em Piracicaba