EM PIRACICABA (SP) 13 DE DEZEMBRO DE 2019

PMs receberão moção de aplausos por salvamento de recém-nascido

Luiz Fernando Castilho e André Rodrigues da Silva auxiliaram uma mãe no trabalho de parto durante uma patrulha no bairro Paulista




Toque na imagem para aumentar

Propositura foi aprovada nesta quinta-feira (12), na 75ª reunião ordinária.

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


A moção de aplausos 236/2019 será entregue ao Cabo e policial militar Luiz Fernando Castilho e soldado e policial militar André Rodrigues da Silva, da equipe da 1° Companhia do 10°BPM/I, por terem auxiliado uma mulher em parto de emergência e salvo a vida do recém-nascido, que estava com o cordão umbilical enrolado no pescoço. De autoria da vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), a propositura foi aprovada na 75ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (12).

Na noite do dia 11 de setembro, durante patrulhamento pelo bairro Paulista, na rua Sud Menucci, a equipe de policiais militares formada por Cabo Castilho e Soldado Rodrigues, notaram à distância um veículo estacionado e com uma movimentação no seu interior.

Ao se aproximarem, perceberam que uma mulher estava em trabalho de parto no banco traseiro do carro, a bolsa já tinha se rompido, o líquido amniótico estava espalhado pelo banco e a criança estava saindo.

A mãe não notou a reação de choro do seu bebê, o cabo, então, observou que o recém-nascido tinha uma complicação denominada circular cervical duplo, ou cordão umbilical enrolado por duas vezes no pescoço e mesmo com o carro em movimento, deu início a uma manobra e conseguiu liberar o pescoço da criança, que reagiu imediatamente, alegrando a todos que estavam ali, preocupados.

“A persistência e a devoção à causa pública demonstrada por estes policiais militares merecem ser enaltecida, pois eles não mediram esforços em uma sensação mista de satisfação, tensão e corrida contra o tempo para salvar um bebê”, justificou a parlamentar.

Legislativo Adriana Nunes

Texto:  Fernanda Rizzi
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas