EM PIRACICABA (SP) 26 DE OUTUBRO DE 2020

População já pode enviar suas ideias à Câmara por meio do Lab-ID

Plataforma digital colaborativa tem como propósito possibilitar maior participação dos cidadãos e entidades da sociedade civil nas atividades legislativas




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


A população já pode enviar sugestões à Câmara de Vereadores de Piracicaba por meio do Lab-ID (Laboratório de Ideias Legislativas), plataforma digital colaborativa disponibilizada nesta segunda-feira (26). O acesso pode ser feito de três formas: por um ícone na área Serviços do site oficial, no menu Parlamento Aberto ou diretamente pelo link sistemas.camarapiracicaba.sp.gov.br/labid.

A plataforma surgiu a partir da resolução 10/2019 e tem como propósito estimular e possibilitar maior participação dos cidadãos e entidades da sociedade civil nas atividades legislativas da Câmara.

Para enviar a contribuição basta fazer um rápido cadastro no sistema, mencionando nome completo, CPF ou CNPJ e e-mail, além de sugerir uma senha para acesso. Depois de feito o login, a pessoa deve selecionar a área de interesse, dar um título à ideia, apresentar um resumo e depois descrevê-la de forma detalhada. Há, ainda, a opção de incluir anexos em diferentes formatos, como imagem (em JPG e PNG) ou documento (em Word, Excel ou PDF).

Após lançar a sua ideia, o cidadão tem a oportunidade de acompanhar todo o andamento da proposta na Câmara, como ainda seus desdobramentos e pareceres. O autor da ideia poderá também divulgá-la nas redes sociais e receber engajamento externo.

A integração entre os departamentos e gabinetes permitirá o funcionamento do serviço, desenvolvido pelos profissionais do CPD (Centro de Processamento de Dados) da Câmara, ligados ao Departamento de Administração. Para a fase de aprimoramento, contribuições foram coletadas com servidores e diretores dos departamentos de Comunicação, de Assuntos Legislativos e de Assuntos Jurídicos. Todos os profissionais que gerenciam a ferramenta participaram de treinamentos.

Segundo o analista de sistemas Adriano Albuquerque da Silva, as ideias enviadas pela plataforma formarão uma espécie de 'Banco de Ideias'. “Elas serão analisadas a partir da temática (agricultura e abastecimento, água e esgoto, atividades motoras, meio ambiente, obras, trabalho e renda, trânsito, entre outras. A equipe envolvida será a responsável ainda por vários processos de checagem e, depois, as contribuições serão encaminhadas aos gabinetes e departamentos”, explica.

Vereadores, Mesa Diretora e comissões permanentes poderão utilizar as ideias catalogadas para elaborar projetos de lei ordinária, projetos de lei complementar, projetos de Emenda à Lei Orgânica, emendas, projetos de decreto legislativo ou projetos de resolução.

A diretora do departamento de Comunicação, Valéria Rodrigues, lembra que o Lab-ID está alinhado às propostas do programa Parlamento Aberto, que busca a aproximação da população das atividades realizadas pelo Legislativo. “É mais uma forma de promover a legislação participativa na cidade", destaca Valéria Rodrigues.

Câmara Parlamento Aberto André Bandeira Ary Pedroso Jr Carlos Gomes da Silva Dirceu Alves José Longatto Laércio Trevisan Jr Paulo Henrique Ronaldo Moschini Gilmar Rotta Matheus Erler Paulo Campos Pedro Kawai Paulo Serra Rerlison Rezende Isac Souza Jonson Oliveira Adriana Nunes Lair Braga Nancy Thame Marcos Abdala Osvaldo Schiavolin Valdir Marques Wagner Oliveira

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas