EM PIRACICABA (SP) 12 DE MARÇO DE 2020

Presidente da Câmara destaca Piracicaba em fórum do agronegócio

Centro Canagro sediou Fórum Regional de Inovação Agropecuária, nesta quinta-feira.




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Com a presença de representantes de ministérios do governo federal, o Fórum Regional de Inovação Agropecuária reuniu autoridades, produtores rurais e empresários para discutir como avanços recentes em pesquisa e tecnologia podem contribuir para o setor desenvolver-se com sustentabilidade. O evento ocorreu no auditório do Centro Canagro José Coral, na tarde desta quinta-feira (12).

O presidente da Câmara, Gilmar Rotta (MDB), foi um dos que discursaram na abertura do encontro. Ele destacou a posição da cidade entre os principais polos agrícolas do país, numa soma que inclui os investimentos no campo e a participação de instituições como a Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo) e a Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo).

"Este fórum regional está no lugar certo: em Piracicaba o fomento agrícola é muito forte, a zona rural representa mais de 70% do território do município. A Coplacana é o lugar que fomenta e organiza tudo isso. A Esalq também faz um trabalho muito próximo de questões como tecnologia, sustentabilidade e inovação. Tudo isso vem para a melhoria da vida do homem do campo", disse Gilmar Rotta.

O prefeito Barjas Negri (PSDB) lembrou que Piracicaba pode vir a ser oficializada como polo de inovação tecnológica, após conversa que teve com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. "Este fórum é o embrião de um futuro polo de inovação tecnológica em Piracicaba, que foi compromisso que a ministra assumiu em 16 de janeiro, quando esteve na Esalq", disse, projetando que será o "mais importante do Brasil".

"Temos que ter obsessão pela inovação tecnológica, pelo aumento da produtividade, para que o Brasil continue competitivo no mercado internacional, com debate e troca de informações, com a participação de todo mundo", completou.

Representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Isabel Regina Flores Carneiro disse que Tereza Cristina incumbiu os servidores da pasta "dessa missão que é mudar o 'mindset' das pessoas que trabalham com o agronegócio, para ingressar na quarta revolução industrial, de uma segurança alimentar com sustentabilidade, utilizando as inovações para ter grande produtividade".

Guilherme de Paula Correa, representando o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, disse que a pasta trabalha em conjunto com a da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para "a utilização cada vez maior das novas tecnologias no agronegócio". "Que possamos ser uma caixa de ferramentas para o Ministério da Agricultura implantar políticas públicas", afirmou.

Presidente da Coplacana, Arnaldo Bortoletto destacou que a instituição vem desde 2017 atuando junto a startups voltadas ao agronegócio. Ele disse que é papel da cooperativa "absorver as novas tecnologias, assimilá-las e, de forma rentável, transferi-las aos agricultores. "Temos o dever de filtrar, ver a tecnologia que é eficiente e traz melhor produtividade e menor custo de produção, e aplicá-la no campo", comentou.

Também participaram da abertura do evento Sérgio Florentino Pascholati, professor da Esalq, Evandro Evangelista, secretário municipal de Administração, e Jonas Nicodemos, gerente do Sebrae em Piracicaba. A palestra que deu início à programação do fórum regional teve como tema "O ecossistema de Piracicaba".

Legislativo Gilmar Rotta

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas