EM PIRACICABA (SP) 19 DE ABRIL DE 2021

Projeto aborda divulgação científica com linguagem popular

Pesquisadores Hudson Carvalho e João Paulo Marques participaram, na sexta-feira (16), da live do programa Parlamento Aberto.




Toque na imagem para aumentar




A divulgação científica de forma acessível foi o tema da live de sexta-feira (16), no perfil do Instagram do Parlamento Aberto. Na oportunidade, os pesquisadores Hudson Carvalho, do Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura), e João Paulo Rodrigues Marques, da Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”), detalharam o projeto PlantaeTec, site criado para difundir informações sobre ciência e tecnologia aplicada à agricultura em uma linguagem acessível.

De acordo com João Paulo, o projeto pretende promover o tema da divulgação científica a pessoas mais leigas, que não estejam inseridas no ambiente de pesquisa. “A nossa ideia é tentar traduzir a linguagem acadêmica para o público em geral, para que possam ter acesso a uma informação mais detalhada e ao mesmo tempo com confiabilidade”, explica o pesquisador.

João diz que há poucos espaços para que pesquisadores falem com o público em geral e que é preciso existir iniciativas que promovam esses espaços.

Hudson contou que o projeto aborda pesquisas relacionadas a plantas, ecologia e nano materiais. Esses estudos fazem parte das linhas de pesquisa, aplicadas à agricultura, e que depois são transformados em textos disponibilizados no site. “Uma coisa muito legal que nós observamos é que nosso site já consegue atender alunos de Ensino Médio que precisam fazer pesquisas nas escolas”, diz.

Ainda de acordo com ele, é dever das próprias instituições acadêmicas contratar pessoas que consigam traduzir essas informações para a população, que tem o direito de ter acesso a esse tipo de conhecimento. “Quando nós que somos pesquisadores compartilhamos informações, a sociedade ganha com isso. Pessoas que lidam com tecnologia acabam replicando esse conhecimento, que pode servir como um modelo de negócio, inclusive”, ressalta Hudson.

Os pesquisadores citaram o atual período de pandemia como um momento crucial para se falar sobre ciência, no momento em que há um movimento da comunidade cientifica em enfatizar a segurança das vacinas contra a covid-19.

“Nós da área científica trabalhamos com fatos, se a Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) liberou a vacina, é preciso entender que ela foi testada e é segura, impendentemente da marca”, explicou Hudson.

Com objetivo de chegar cada vez mais as pessoas, além do site, João Paulo informou que o PlantaeTec possui perfil no Instagram e página no Facebook. Para conhecer o site do PlantaeTec, basta acessar www.plantaetec.com/blog.

ACESSE O CONTEÚDO

As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.

As entrevistas também podem ser conferidas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, cadastre-se na lista de transmissão do WhatsApp neste link.

Educação Parlamento Aberto

Texto:  Pedro Paulo Martins
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas