EM PIRACICABA (SP) 12 DE ABRIL DE 2021

Projeto Cancioneiro dos Rios une música e educação ambiental

Músico e idealizador, Márcio Sartório participou nesta segunda-feira (12) da live do programa Parlamento Aberto




Toque na imagem para aumentar

Projeto Cancioneiro dos Rios, às margens do Piracicaba. Foto: Plinio PB.





A live do programa Parlamento Aberto desta segunda-feira (12) recebeu o músico e compositor Márcio Sartório. A conversa detalhou o projeto “Cancioneiro dos Rios”, que reúne a exibição de seis shows gravados às margens de diferentes rios paulistas, unindo música e educação ambiental a partir de parcerias com diferentes artistas. 

Idealizado por Sartório em 2009, o projeto anteriormente se chamava “Cancioneiros do rio Piracicaba”, mas foi reformulado em 2020 com o nome de “Cancioneiro dos Rios” com objetivo levar ao público uma viagem pelas cidades às margens dos rios, através da música e com um viés sustentável no período de isolamento social. 

“Com a pandemia, os eventos culturais tiveram que ser paralisados e migramos para esse mundo virtual onde fizemos lives”, contou o músico. O projeto foi aprovado pelo ProAc (Programa de Ação Cultural de incentivo à cultura do Estado de São Paulo) e viabilizado pela Lei Aldir Blanc, que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural.

As gravações foram às margens de rios e junto com convidados das cidades onde aportou. O inicio foi em Ilha Solteira, cidade natal de Sartório, às margens do Rio Paraná, onde recebeu Biel Cavalcanti. Em São Luiz do Paraitinga, ao lado do rio Paraitinga, a parceria foi com Moreno Overá. No rio Jaú, o convidado foi o Duo Florestas e Violas (composto por Cecéu e Marcos Munhoz); em Tietê, o artista convidado foi Gê Tock; em Iguape, ao lado do rio Ribeira, a participação foi de Filpo Ribeiro; e, por fim, em Piracicaba, a apresentação é do próprio Márcio Sartório. 

A bordo da Kombi Alzira, como o veículo é carinhosamente chamado, a equipe de produção rodou mais de 2.700 km. O veículo também funcionou como um estúdio e a escolha do nome não foi por acaso. “Acabamos decidindo por Alzira, porque um dos seus significados é viajante, então achamos que tinha tudo a ver”, disse. 

O veículo passou por pequenas reformas na parte interna e, além disso, foi também pensada uma identidade visual que funcionasse nas gravações ao ar livre. “A preocupação maior era com a qualidade, principalmente por se tratar de uma captação externa de som”, informou. 

As gravações do projeto aconteceram nas duas primeiras semanas de janeiro e foram concluídas no início de fevereiro, período de chuvas que, de acordo com o músico, foi a maior preocupação. “Nós nos programamos para gravar sempre pela manhã, pois é o período com menor incidência de chuva, graças a Deus, só chovia depois das gravações”, contou.

Na esteira de projetos durante quarentena e para celebrar os 25 anos de carreira,  Sartório lançará  no próximo dia 25 um EP comemorativo com seis músicas autorais. No set list do disco, a faixa “Madrugada”, que também está no repertório do projeto Cancioneiro dos Rios. “Essa música saiu literalmente de um sonho que tive com um rio correndo em uma noite de lua cheia”, conta, ao falar de suas inspirações artísticas. 

EQUIPE – Cancioneiro dos Rios conta com produção executiva e direção artística de Marcio Sartório; direção de fotografia de Maurício Fray; produção e edição de vídeo de Maurício Fray e Plinio PB (Waves Pro) e engenharia de som e finalização de áudio de Felipe Romano Cogo. A trilha sonora é de Marcio Sartório. Cenografia: Kombi Alzira. Assistente de produção: Wil Bordieri. Produção de conteúdo: Plinio PB. Assessoria de imprensa: Rafael Bitencourt.

Os seis vídeos com que integram o projeto Cancioneiro dos Rios estão disponíveis no canal do Youtube de Marcio Sartório, que pode ser acessado neste link.

ACESSE O CONTEÚDO

As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto. As entrevistas também podem ser conferidas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, cadastre-se na lista de transmissão do WhatsApp neste link.

 

Parlamento Aberto

Texto:  Pedro Paulo Martins
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas