EM PIRACICABA (SP) 08 DE OUTUBRO DE 2019

Projeto Cãopanheiro é enaltecido pela vereadora Coronel Adriana

Moção de aplausos foi entregue na noite desta segunda-feira (7), na 57ª reunião ordinária




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




O projeto Cãopanheiro, que presta serviços de terapia assistida por animais, foi homenageado pela vereadora Adriana Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID) nesta segunda-feira (7), na 57ª reunião ordinária. A parlamentar entregou a moção de aplausos 174/2019 ao idealizador Ricardo Cançado, que atende cerca de 500 pessoas, com visitas feitas ao Lar dos Velhinhos e instituições como a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Projeto Pipa e clínicas de idosos.

Em abril de 2015, Ricardo fundou o projeto Cãopanheiro, que contava com 10 integrantes, todos voluntários. Desde então o projeto cresceu e, hoje, são 30 voluntários tutores.

O Cãopanheiro conta com o trabalho de 26 cães de várias raças, credenciados, socializados, adestrados, vacinados e vermifugados conforme determina a Vigilância Sanitária, que atuam sob a supervisão dos tutores voluntários em visitas realizadas geralmente uma ou duas vezes por semana.

Com agenda fixa desde a criação do projeto em 2015, todas as quartas-feiras, os tutores voluntários e os cães visitam os pacientes do HFC (Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba), iniciando na ala de pediatria e se estendendo por outras, com exceção dos pacientes em isolamento e UTI.

O tempo das visitas é de uma hora e elas são sempre acompanhadas de uma terapeuta ocupacional, que passa em todos os quartos e pergunta se há o interesse em receber os cães e, em 99% os pacientes aceitam.

Durante a 57ª reunião ordinária desta segunda-feira (7), a parlamentar reforçou que os animais, que também estavam presentes no Plenário Francisco Coelho, ajudam muitas pessoas a terem um período de internação melhor, com mais alegria e também auxiliam na recuperação. “Para mim é um orgulho poder homenageá-los. Gostaria de agradecer a todos os senhores que viram nesse projeto o valor que ele tem e votaram sim para essa moção", disse.

Durante a solenidade também foi exibida uma reportagem da TV Bandeirantes abordando o projeto e como funcionam as visitas.

“É um momento especial para todos nós, eu como idealizador e todos os voluntários que acreditam no meu sonho, nas primeiras conversas para idealizar o projeto e as inúmeras visitas que somamos ao longo desses anos. Eu tenho uma certeza, que estamos no caminho certo, que o contato com nossos animais de estimação provoca sentimento, emoção, carinho. Que a lambida e o balançar do rabo são tão sinceros e verdadeiros que melhoram o dia de várias pessoas que estão ao redor, sejam pacientes, idosos e funcionários", disse Ricardo.

Ainda, segundo ele, o reconhecimento é a motivação para que continuem as visitas. "Eu me arrisco a dizer que o projeto Cãopanheiro é uma amorterapia, por que é exatamente isso que levamos às nossas visitas: amor e muito amor", relatou.

 

 

 

Adriana Nunes Homenagem

Texto:  Ana Caroline Lopes
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas