EM PIRACICABA (SP) 07 DE AGOSTO DE 2019

Projeto Esporte para Todos atua na promoção de crianças e adolescentes

Iniciativa do vereador Maestro Jonson, o projeto contempla mais de 120 jovens do Água Branca, Jardim Oriente e Serra Verde, além de Santa Teresinha e Piracicamirim




Toque na imagem para aumentar

Projeto Esporte para Todos atua na promoção de crianças e adolescentes

Crédito: Sidney Jr


"O projeto Esporte para Todos tem como objetivo desenvolver e capacitar crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, na formação do caráter, em práticas esportivas que estimulam a formação dos jovens para a cidadania", destaca o autor da iniciativa, o vereador Jonson de Oliveira, o Maestro Jonson (PSDB), que na manhã desta quarta-feira (7) acompanhou parte dos trabalhos desenvolvidos em Santa Teresinha, com jovens que semalmente se reúnem nas dependências do Estádio de Futebol Sílvio Giust, sob a responsabilidade de José Benedito, em complexo que também abriga ginásio esportivo, nas proximidades da Escola Municipal João Batista Nogueira, rua Nossa Senhora do Carmo, 298.

Iniciativa sem fins lucrativos, o projeto Esporte para Todos integra o projeto Movendo Cidadania, em trabalho desenvolvido há mais de 12 anos pelo vereador  Maestro Jonson, antes mesmo dele ter sido eleito vereador. 

O projeto conta com o apoio de seu gabinete parlamentar, além de parceira com o poder público, por intemédio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras). 

A consideração é que a área do esporte cresceu muito nestes últimos dois anos, onde hoje temos dois núcleos, que se reúnem em Santa Teresinha e que se utilizam das dependências do Tiro de Guerra, no bairro Morumbi, englobando as regiões dos bairros Astúrias e Jardim Oriente, com crianças de 7 a 17 anos, nas escolinhas de futebol, onde o projeto usa o esporte para educação destas crianças, com a finalidade de formar cidadãos, trabalhando na parte do caráter e conduta, visando a sua integração na comunidade, onde são recebidos jovens com diversos históricos familiares. 

"Nestes dois anos de atividades mais intensa do projeto temos visto bons resultados, onde pais, mães e professores relatam a mudança de conduta e caráter destes jovens, com melhoras no rendimento escolar, coisa que por si só contempla a formação destes cidadãos, o que mostra a importância do projeto ser extensivo à toda cidade", disse o parlamentar ao reiterar a disposição de seu gabinete cobrar o poder público para que dê a contrapartida no apoio a projetos desta iniciativa, que visa a melhoria da qualidade de vida das pessoas. 

Maestro Jonson também acentua a importância de parcerias, por intermédio de ONGs e do poder público, pela Selam, onde o projeto usa os espaços públicos destinados pela prefeitura, com toda infraestrutua à disposição dos interessados, além da doação de materiais, como coletes, bolas e outros equipamentos. 

Além dos parceiros, de empresas que fazem doações rotineiras ao projeto. E, do corpo de voluntariado que atua no projeto. Jonson também reconhece a sua própria participação, quando não mede esforços para atuar diretamente nas escolinhas de futebol e nos projetos sociais. 

Maestro Jonson também enaltaceu o papel voluntário do preparador físico Leandro, ligado ao projeto Pira Jovem, que é uma ONG parceira, que também cede mais duas pessoas, Elison e Dinho - preparador de goleiros. Além de pessoas que devido à suas experiências profissionais fazem o diferencial na formação destes jovens. 

Jonson também acentuou o diferencial do grupo de Santa Teresinha, que em quatro meses de trabalhos já se desponta na final do campeonato dos jogos comunitários, o que demonstra que os trabalhos tiveram resultados. Além de registrar participação dos jovens na "peneira do São Paulo" e avaliação no "Aldax", com vistas ao potencial dos jovens visando o profissionalismo. 

Alunos da Escola Estadual Maria de Lourdes Silveira Constantino, de Santa Teresinha falaram da satisfação em participar do projeto, que também contempla a participação de meninas, a exemplo de Camilly Vitória Mathias (11), aluna da 6ª série, que joga no ataque. "É uma satisfação participar do projeto, principalmente por fazer aquilo que gosto e acima de tudo receber ensinamentos que contribuem para a minha formação", disse. 

Diego de Oliveira  Pereira (11), do 6º ano também registrou a satisfação em participar do projeto e, não escondeu a sua paixão em ser o goleiro do time, tendo como seu ídolo no futebol o goleiro Bravo, do Real Madrid, sendo que no Brasil se espelha na carreira do goleiro Muralha, do Botafogo, Rio de Janeiro. 

Matheus Augusto Casarolo (14), aluno do 9º ano, também da Escola Maria de Lourdes, que atua como segundo voltante reconhece o trabalho desenvolvido em equipe, que se traduz em melhorias para a sua formação. "São aprendizados que dignificam o ser humano e nos prepara para a vida", disse, além de agradecer o apoio dos voluntários, bem como do gabinete no vereador Jonson no respaldo ao projeto. 

Agnaldo San Romangaske - tio de um dos meninos que integram o projeto esportivo também recolheceu a importância do projeto, além de reiterar a disposição em semanalmente acompanhar o sobrinho nos treinos. "Ele mudou bastante em casa e principalmente na escola. O projeto só faz bem", disse, em reconhecimento ao mérito da iniciativa do vereador Jonson. 

O estudante de Educação Física, pela Unip, Elison Kainan, preparador de goleiros, que atua voluntariamente no projeto, por intermédio da ONG Pira Jovem, também reconheceu a importância do prejeto, que além da parte esportiva contribui para o crescimento dos jovens, com foco na sua formação e no despertar para a consciência sobre o trabalho em equipe. 

O vereador Jonson também enfatizou que no trabalho com as crianças e os jovens são considerados o rendimento escolar, sendo que as atividades se concentram fora dos períodos de aulas, das 8 às 11 da manhã. 

 

 

Esportes e Lazer Jonson Oliveira

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas