EM PIRACICABA (SP) 11 DE SETEMBRO DE 2019

Projeto Preservando o Futuro é tema de evento da Câmara

Iniciativa da Escola do Legislativo, evento acontece nesta quinta (12)




Toque na imagem para aumentar

Evento ocorrerá na sala de aula da Escola do Legislativo

Crédito: Sidney Jr


A Câmara de Vereadores de Piracicaba, por meio da Escola do Legislativo, promove nesta quinta-feira (12), das 19h às 22h, o evento “PSA Municipal – Uma Abordagem Prática”. A palestra ocorrerá na sala de aula da Escola do Legislativo, no andar térreo do prédio anexo da Câmara (rua do Rosário, 833, Centro). O evento irá abordar de forma objetiva, dinâmica e prática, como foi o desenvolvimento dos projetos de PSA Municipal (Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais) dos produtores rurais de Piracicaba.

O PSA Municipal foi criado pela Prefeitura de Piracicaba para preservar propriedades rurais com potencial de produção de água, isto é, propriedades que estão inseridas em microbacias estratégicas, como por exemplo, a do Marins. O programa baseia-se em estudos que comprovam a possibilidade da existência de possíveis potenciais mananciais de abastecimento para o município. 

Os proprietários rurais que aderirem ao programa terão que apresentar o PAI (Programa Ambiental Individual), que contempla vários atributos ambientais, como, por exemplo, a prática conservacionista do solo e a recuperação florestal. Após a entrega de documentação com cronograma de melhorias, vistoria e análise técnica do projeto pelo órgão municipal, o programa realizará a remuneração financeira dos participantes.

A aula será ministrada por Douglas Brunelli, engenheiro ambiental pela Escola de Engenharia de Piracicaba, membro da Associação dos Engenheiros Ambientais do Estado de São Paulo e que participa do desenvolvimento do projeto de PSA de produtores rurais de Piracicaba; e por Evelise Moncaio Moda, engenheira agrônoma pela Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo) e licenciada em biologia pelo Centro Universitário Claretiano.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição do curso. Os participantes podem levar um litro de leite ou uma fralda geriátrica para contribuir com a Campanha de Solidariedade da Câmara.

Escola do Legislativo

Texto:  Larissa Souza
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas