EM PIRACICABA (SP) 14 DE ABRIL DE 2021

Projeto resgata tradições do rio Piracicaba em formato de podcast

Idealizado por um grupo de jornalistas, “Riverbeirar” foi apresentado por Rafael Bitencourt na live do Parlamento Aberto desta quarta-feira (14).




Toque na imagem para aumentar

Equipe do Riverbeirar: Rafael Bitencourt, Claudia Assencio e Bruno Fernandes. Projeto ainda conta com o músico Maurício Cury Júnior.





A influência do rio Piracicaba e o que ele reverbera na cidade em que corta é o objeto de abordagem do projeto cultural “Riverbeirar – Jornalismo Cultural Podcast”, idealizado por um grupo de jornalistas, entre eles Rafael Bitencourt, que falou sobre a iniciativa nesta quarta-feira (14) na live do programa Parlamento Aberto. 

O projeto é apoiado pela Lei de Emergência Cultural “Aldir Blanc”, com realização do Governo Federal e Prefeitura de Piracicaba, a partir da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo), e tem como objetivo fomentar e difundir a produção cultural piracicabana por meio da linguagem do áudio, além de reconhecer o trabalho dos artistas e incentivar a formação de público para as linguagens culturais locais. 

De acordo com o jornalista, o nome “Riverbeirar” é a junção da palavra inglesa “river”, que remete não apenas ao rio, mas também à influência estrangeira que Piracicaba tem difundida em sua cultura, e também da palavra “beirar”, diretamente ligada com a cultura ribeirinha de povos que promovem suas culturas às margens dos rios.

O projeto foi produzido em formato de série reportagem, dividida em três episódios de podcasts, com cerca de 30 minutos cada, em que são abordadas diferentes aspectos da cultura piracicabana.

O primeiro episódio já está disponível para ser acessado e, de acordo com Rafael, aborda as tradições e os patrimônios culturais imateriais da cidade. “Quando falamos de patrimônio, geralmente vem à cabeça os bens materiais como as edificações, mas na nossa proposta, nós abordamos esses patrimônios como tradições e a questão folclórica”, ressaltou.

Já o segundo episódio tem como tema central o Salão Internacional de Humor, realizado às margens do rio. “Embora a origem do evento não tenha sido o Engenho Central, já que antes ele passou por locais como o Teatro Municipal ‘Dr. Losso Netto’, ele ganha sua identidade quando muda para ao lado do rio Piracicaba a partir de 1998”, pontuou Rafael.

O episódio que encerra a série de podcast é focado no impacto cultural na musicalidade piracicabana. “Nós observamos que os compositores locais de diferentes estilos são muito influenciados pelo rio Piracicaba”, avalia.

Com objetivo de preservar a cultura local, “Riverbeirar - Jornalismo Cultural Podcast” será disponibilizado na célula do MIS-SP (Museu da Imagem e do Som) em Piracicaba, para que possa ser acessado por profissionais de comunicação, estudantes e interessados no geral.

“O objetivo é permitir pesquisas futuras sobre essa influência do Rio na cultura piracicabana”, ressaltou Bitencourt, que também aborda a iniciativa a partir do caráter pedagógico que ela carrega. “Esse aspecto é muito importante e sempre está ligado aos projetos em que desenvolvo”, salienta.

Para ouvir o podcast, basta acessar a página do Riverbeirar no Facebook, o site oficial do  projeto ou ainda neste link.

Também integram a equipe do Riverbeirar - Jornalismo Cultural Podcast, a jornalista e educadora Claudia Assencio, o educador e fotógrafo Bruno Fernandes e o músico e produtor musical Mauricio Cury Junior.

ACESSE O CONTEÚDO

As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.

As entrevistas também podem ser conferidas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, cadastre-se na lista de transmissão do WhatsApp neste link.

Parlamento Aberto

Texto:  Pedro Paulo Martins
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas